Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Madeira nobre: cultivo ainda avança no Brasil e expectativa promissora para os negócios no país

A produção de madeiras no Brasil é promissora e pode trazer boas oportunidades de negócios para aqueles que apostarem no investimento a longo prazo e no investimento para a produção de madeira nobre no país

Em Morungaba/SP, Fernando Heer há pouco mais de oito anos deu início ao plantio, que começa a apresentar os resultados agora. A ideia partiu do sonho de se ter uma fazenda com floresta. O primeiro plantio foi feito com eucalipto, mas outras espécies começaram a surgir.

Foram plantadas 105 mil árvores no primeiro ano e 50 mil no ano seguinte. Oito anos depois já é possível observar o sonho se tornando realidade. “Vai estar no ponto quando completar 20, 22 anos. E como é investir em um negócio que leva tanto tempo para dar retorno me chamam de louco, tem muito risco, mas dá muita satisfação”, afirma o produtor.

O cultivo de árvores de madeira nobre é pioneiro na região. Elas são mais resistentes ao ataque de fungos e insetos, tem menos cheiros e apresentam coloração diferente das árvores tradicionais.

Atualmente, o Brasil tem mais de 9 milhões de hectares de florestas plantadas para uso comercial. Deste montante, 78% é eucalipto, 18% pinus – que são usados na produção de papel e celulose ou energia. Já quando se trata de madeira nobre, apenas 3,7% dessa área corresponde a esse tipo. A expectativa, porém, é positiva já que o volume cresceu 16% entre 2022 e 2023, de acordo com dados do IBGE.

Assista aqui a reportagem da EPTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *