Desde o ano de 2013, vem sendo executado convênio firmado entre o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Embrapa Florestas (Processo SMA 742/2011), que visa à produção de sementes melhoradas de espécies florestais nativas e exóticas para produção madeireira para usos múltiplos. O projeto “Conservação e implantação de banco de germoplasma de espécies exóticas e nativas do Estado de São Paulo” conta com a participação de vários técnicos e pesquisadores de ambas as instituições.
No período de 23 a 29 de junho, o pesquisador científico do IPA Osmar Vilas Boas participou do 26º Congresso Mundial da International Unionof Forest Research Organizations – IUFRO (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal), realizado em Estocolmo, na Suécia. Na ocasião, apresentou pesquisas na área de manejo e melhoramento florestal de espécies exóticas realizadas na Floresta Estadual de Assis no âmbito do convênio com a Embrapa Florestas, das quais foi autor ou coautor: “Determination of resin production in clones of Pinus elliottii var. densa in São Paulo, Brazil” (Determinação da produção de resina em clones de Pinus elliottii var. densa em São Paulo, Brasil), “Resin Tapping from Pinus elliottii var. elliottii clones in the state of São Paulo, Brazil” (Extração de resina de clones de Pinus elliottii var. elliottii no estado de São Paulo, Brasil) e “Genetic parameters of Pinus caribaea var. bahamensis in an open-pollinated orchard in the municipality of Assis, São Paulo” (Parâmetros genéticos de Pinus caribaea var. bahamensis em pomar de polinização aberta no município de Assis, São Paulo). Também foi coautor do trabalho apresentado “Cooperative Pinus Improvement Program in Brazil for woos and resin production: Current results” (Programa de Melhoramento Cooperativo de Pinus no Brasil para produção de lã e resina: Resultados atuais), este último não estando vinculado ao convênio.
“A participação no evento foi muito importante para a divulgação e discussão dos resultados relacionados à linha de pesquisa em manejo florestal e em melhoramento genético de espécies arbóreas, demonstrando a capacidade técnico científica da equipe envolvida, que pode ser comprovado pelo número de trabalhos apresentados no evento”, comenta Vilas Boas.
A cerimônia oficial de abertura do Congresso foi feita pelo rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo. A programação do evento também contou com plantio de árvores no Parque Skansen e visita técnica a área de monitoramento ambiental e infraestrutura de pesquisa de campo da Universidade de Uppsala.
Fonte: Governo de SP