Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani avança significativamente seu percentual de atendimento do compromisso ODS 6, onde a meta é reduzir 30% do uso específico de água na unidade de Papel e Embalagem na Campina da Alegria, município de Vargem Bonita, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
A Irani está evoluindo em seus compromissos e para este ODS atingiu 40% da meta, o que equivale a 12% de redução de uso específico de água entre 2021 e 2024. “Na unidade SC, em 2024, realizamos melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), o que possibilitou a reutilização da água da retrolavagem dos filtros de areia, antes descartada, e agora utilizada nos filtros primários, localizados no início do tratamento” destaca o gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina.
O executivo ressalta que isso contribui para a redução do volume de água captada. Além disso, as tubulações da rede adutora de água foram substituídas por novas, o que auxilia na prevenção de vazamentos e rompimentos ao longo do trajeto, desde o ponto de captação até a estação de tratamento. “Depois de revisar e analisar os compromissos, a Irani definiu 2024 como um novo ano-base para o indicador monitorado. Isso aconteceu devido à ampliação da estrutura de equipamentos e à totalidade no controle do consumo de água na unidade de Santa Catarina, não indicando aumento do consumo real”, salienta Farina.
A empresa ainda possui outros 5 compromissos públicos atrelados às práticas de gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionados à Saúde e segurança, diversidade, energia, resíduos e mudanças climáticas.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.