A rede de restaurantes McDonalds tem potencial enorme para ser uma embaixadora do uso da madeira em seus milhares de restaurantes do mundo. E é justo na América Latina que essa onda está começando.
O Méqui Paraíso, localizado em plena Avenida Paulista, em São Paulo, foi inaugurado em 2023, e é um grande quebrador de paradigmas, afinal foi construído em CLT e vigas laminadas. Como os seus 220 m2, impressiona utilizando a abordagem biomimética, ou seja, decisões baseadas na natureza. A inspiração para os pilares do projeto veio dos troncos das árvores no canteiro central da Avenida Bernardino de Campos – as últimas remanescentes na área – presentes em frente à unidade.
Dentre as soluções sustentáveis adotadas no projeto, destacam-se os estudos de incidência solar realizados antes da implantação, já que uma “caixa” de vidro compõe a fachada do restaurante. Foram estrategicamente instalados brises para controle da insolação, uma medida que demonstrou ter um impacto na regulação da temperatura interna, e um teto verde ajuda a controlar a temperatura interna do salão. A unidade conta ainda com sistema de captação de águas de chuva e dos condicionadores de ar para reuso.
Já a construção modular do McDonalds em Temuco/Chile (inaugurado em fevereiro 2025) permitiu que a parte estrutural dos 371 m2 de área fossem construídos em somente 10 dias, com um total da obra de 120 dias. Sem contaminação ambiental, praticamente sem restos de obra e com baixo impacto acústico.
“A construção modular e o uso de materiais certificados nos permitem atingir altos padrões de sustentabilidade, desde a origem da madeira até seu transporte eficiente e posterior montagem. Esse projeto representa um passo importante em direção à nossa meta geral de alcançar operações neutras em carbono”, disse Esteban Sequeira, gerente geral da Arcos Dorados Chile.
Fonte: Mais Floresta