Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Plataforma sobre biomassa é destaque no South Summit Brazil 2025

A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, apresentou uma nova plataforma que busca mapear no Estado a biomassa primária, matéria orgânica que pode ser utilizada como recurso natural renovável. A iniciativa é uma parceria do Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Susana esteve no painel ao lado do gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes, da secretária da Sict, Simone Stülp, e do professor da UFSM, Leandro Carvalho.

Em sua fala, destacou a relevância do tema para a indústria. “Quando falamos em biomassa, temos uma relação direta com a transição energética, um insumo básico na indústria. Isso também envolve educação voltada à inovação e à sustentabilidade, assim como maneiras de conduzir a indústria rumo a uma sustentabilidade global. Países como Alemanha e Holanda têm uma grande parte da matriz energética baseada em biomassa. Precisamos começar a enxergar esse cenário de forma clara”, afirmou.

O papel da indústria no contexto energético também foi enfatizado por Victor Gomes. “A indústria precisa de energia para produzir, e vamos aproximar quem está buscando biomassa e quem está produzindo”, explicou. A plataforma já está disponível no link http://biomassars.com.br/.

Foto: Lucas Machado

PRIMEIRO DIA DE EVENTO CELEBRA A RESILIÊNCIA DO ESTADO
Com o tema “Para Além da Resiliência”, a programação do primeiro dia abordou temas como sustentabilidade, digitalização e a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. A quarta edição do South Summit Brazil tem expectativa de ultrapassar US$ 25 bilhões em investimentos disponíveis e reunir mais de 24 mil participantes. Com mais de 38 mil metros quadrados de estrutura, distribuídos entre quatro armazéns e sete palcos, o evento prevê a presença de mil investidores e 150 fundos de investimento.

PAINEL ABORDA A INTEGRAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
No fim do dia, no palco RS Innovation, o executivo do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da FIERGS, Tiago Pereira Neto, participou do painel Inovação aberta e sustentabilidade: como startups e indústrias do RS podem cocriar um futuro verde. Ao lado do especialista em inovação da Fruki Bebidas, Rodrigo Cury Teixeira, e do sócio-diretor da empresa Ambiente Verde, Alberto Luiz Wanner, Tiago falou sobre a importância da união entre inovação e sustentabilidade para o fortalecimento da indústria. “A sustentabilidade deve ser vista pelo empresário como uma oportunidade de inovar e tornar os processos industriais ecoeficientes, energeticamente limpos e ainda mais competitivos”, afirmou.

Durante o painel, foram destacadas iniciativas como o IEL Lab, voltado a impulsionar a colaboração entre a indústria e o ecossistema de inovação. Rodrigo Teixeira abordou os caminhos da inovação dentro das empresas, enquanto Alberto Wanner compartilhou sua experiência à frente da Ambiente Verde, criada em 2011 a partir dos desafios do setor calçadista e voltada à gestão sustentável de resíduos industriais. Os participantes também reforçaram que um futuro ecoconsciente só pode ser alcançado por meio da inovação. “O Rio Grande do Sul tem um ecossistema de inovação muito forte diante do cenário nacional. Criar um ambiente de aproximação entre startups e indústrias é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável”, concluiu Tiago.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Invest RS falam de inovação

Com a palestra “A inovação tecnológica no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável” o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, subiu ao palco RS Innovation para falar da inovação como um dos fundamentos para alavancar a economia do Estado. A apresentação aconteceu durante o South Summit Brazil 2025, evento do qual o governo do RS é correalizador, nesta sexta-feira (11/4). O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki também participou do painel.

Polo iniciou sua fala apresentando o Plano De Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, destacando que ele foi feito de forma aberta, com a colaboração da sociedade gaúcha, do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, liderado pela Sedec, mas com a participação de outras pastas, que estão conectadas com seu conteúdo. Também foi ressaltado que este é um plano de Estado, não de governo, e que serve de guia para alavancar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. O secretário pontuou os cinco habilitadores que o compõe – capital humano, ambiente de negócios, inovação, infraestrutura e recursos naturais. Também faz parte do Plano o mapeamento das potencialidades e oportunidades do Estado.

O titular da Sedec explicou como a inovação está sendo trabalhada para converter essa prioridade estratégica do Plano em riqueza e desenvolvimento. Ações como criar e implementar do programa de IA no RS, consolidar clusters inovadores de AgroTech e HealthTech, aprimorar os mecanismos de financiamento contínuo e de avaliação e fortalecer programas de adoção de inovações produtivas são alguns das iniciativas do governo do Estado.

Polo destacou o programa RS Talentos, lançado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) durante o South Summit Brazil. Com investimento total de R$ 21 milhões, a iniciativa disponibilizará 400 bolsas de estudos, via edital, em engenharias e cursos afins em universidades públicas e comunitárias a partir do segundo semestre deste ano, com o objetivo de atrair e reter talentos no Estado.

Prikladnicki explicou com a Invest RS trabalha para que o Plano saia do papel e como se organiza para buscar novos investimentos para o Estado e para promover os produtos gaúchos no mercado internacional. O presidente da agência ressaltou a importância de ter informações precisas para desenvolver ações mais eficientes. “A gente acredita muito no trabalho focado em dados e temos construído um painel com informações do RS, não só para que quem queira investir conheça melhor o Estado, mas também para nós mesmos”, disse.

O presidente da Invest RS encerrou sua fala dizendo: “atrair investimentos não é só atrair empresas. É atrair visitantes, moradores, atrair gente para trabalhar, tudo tomando medidas para tornar o RS um local melhor para investir, visitar e morar”.

Polo reforçou que trabalho da agência na prospecção de novos negócios é feito de forma totalmente integrada com a Sedec e com outras secretarias do governo, trabalhando em conjunto e com processos modernos para que para os empreendimentos tenham a maior rapidez na implementação.

Apesar de tudo o que passamos, estamos muito animados com o futuro do Estado. Além dos novos investimentos, estamos conseguindo trazer de volta empresas que saíram do RS por alguma razão. O Estado está aberto, com uma visão inovadora de desenvolvimento, boa segurança, educação, infraestrutura e bom ambiente de negócios”, finalizou.

O governo do Estado é correalizador da quarta edição do South Summit Brazil, que ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Acompanhe a programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil (SSB) 2025.:

Quinta (10/4)
https://www.youtube.com/live/l6vrLgW6hA0

Sexta (11/4)
https://www.youtube.com/live/maB-xIlLPbA

CMPC patrocina festival e maratona do South Summit Brazil

A CMPC é apoiadora da South Summit Brazil Run, corrida que aconteceu pela primeira vez no sábado (12), com largada no Pontal Shopping, em Porto Alegre. A prova fez parte do calendário oficial da edição 2025 do South Summit Brazil.

“O South Summit Brazil é um grande evento e que já faz parte do calendário gaúcho. Muito nos orgulha estarmos inseridos neste espaço tão rico e que fomenta o cenário de inovação em nosso estado”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral da CMPC no Brasil.  “E agora, através de nosso apoio à South Summit Brazil Run, inédita prova de corrida, buscamos aproveitar esta oportunidade para incentivar que as pessoas vivam de uma forma mais natural, adotando hábitos mais saudáveis e cuidando da saúde e do seu bem-estar”,completa.

Irani marca presença com foco em sustentabilidade e parceria com a Trashin

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, participou pelo terceiro ano consecutivo do South Summit Brazil. Em parceria com a Trashin, startup especializada na gestão 360º de resíduos e logística reversa, a Irani disponibilizou lixeiras de papelão reciclável para uso durante o evento.

A Trashin é acelerada pela Irani Ventures, o braço de Corporate Venture Capital (CVC) da companhia, desde 2023. Na edição de 2024 do South Summit, o uso das lixeiras sustentáveis resultou na coleta de 27,7 toneladas de resíduos, dos quais 22,5 toneladas foram recicláveis e 5,2 toneladas, rejeitos.

As lixeiras, já utilizadas em unidades da Irani e em eventos pelo país, são produzidas com matéria-prima sustentável e podem ser reutilizadas. Quando não for mais possível reaproveitá-las, retornam ao processo produtivo como aparas — resíduos de papel e papelão ondulado que voltam à cadeia como matéria-prima —, alinhando-se ao conceito de economia circular.

O South Summit nasceu em 2012, em Madrid, na Espanha, e chegou ao Brasil em 2022, tendo Porto Alegre como sede desde então.

O diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, destaca:

“Ficamos muito felizes de participar de mais uma edição desse evento tão importante”.

“Essa iniciativa reflete o compromisso da Irani com a sustentabilidade e as metas de ESG estabelecidas para o ciclo 2021-2030”.

“A parceria com a startup Trashin reforça a importância da sustentabilidade na gestão de resíduos e a viabilidade de materiais recicláveis em substituição de materiais menos sustentáveis e de todo o modelo de logística reversa e economia circular que tem por trás”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *