Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Soluções para prevenção e combate a incêndios florestais foram temas de encontro

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Afubra, localizado em Rincão del Rey, Rio Pardo/RS, sediou na tarde do dia 09 de abril, um evento técnico para demonstrações de práticas adotadas para prevenção de combate à incêndios florestais e demonstrações de equipamentos adequados. O evento promovido pela Afubra e Guarany contou com a apresentação do engenheiro e bombeiro florestal, Jonas Marcelo Meltzer, que demonstrou as práticas para prevenção e combate à incêndios adotados pela CMPC no Rio Grande do Sul, enquanto que Erivaldo da Silva, executivo de contas da Linha Anti-Incêndio da Guarany realizou a demonstração das tecnologias e equipamentos que a Guarany coloca à disposição dos seus clientes, para um combate mais eficiente e seguro para as pessoas envolvidas.

Para Jonas, encontros como esses são importantes para difundir conhecimento e manter as boas práticas entre colegas, conversando sobre um assunto atual, que é o combate ao incêndio florestal, abordando tópicos de segurança e de tecnologias e sobre o que cada um pode fazer, como setor público ou privado. “A problemática é de todos nós, não somente de quem queima ou está sofrendo com uma emergência; é uma questão ambiental. Nesses encontros pode-se tratar sobre o que é o incêndio florestal e como deve ser trabalhado e sobre o poder que todos juntos têm para sanar esse problema”. Jonas também lembrou que 40% dos incêndios não se iniciam em áreas de florestas e explicou que as pessoas devem tomar cuidados. “Quando se faz uma queimada, uma fogueira ou uma churrasqueira improvisada não se pode virar às costas para o fogo pois pode se tornar um grande problema, causando um incêndio”, complementou o engenheiro e bombeiro florestal.

O evento, que foi aberto ao público, reuniu representações do setor agrícola regional, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), indústrias, UFSM, empresas florestais e produtores de florestas plantadas (silvicultores). O diretor-executivo da Ageflor, Jorge Heineck, representou a entidade na ocasião. Segundo o gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, engenheiro florestal Juarez Pedroso Filho, o propósito do evento foi estimular o engajamento e aproximação de diferentes elos do segmento, empresas com atuação regional demonstrando práticas de excelência para mitigar riscos, aliado com o uso de equipamentos com tecnologias e apropriados para o combate a incêndios florestais. “O evento atingiu plenamente o seu objetivo a partir do apoio da CMPC e Guarany. Mais eventos dessa natureza serão realizados”, finaliza Pedroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *