Projetada para enfatizar o senso de unidade, a Expo Osaka inaugura a maior estrutura arquitetônica de madeira do mundo, intitulada “Grand Ring”. A construção é inspirada5 em um antigo templo japonês e estruturada por enormes treliças com uma área de mais de 61000 m².
Uma imensa passarela circular de madeira com 2 quilômetros de extensão, tornou-se uma das principais atrações da Expo Osaka 2025, no Japão. O evento acontece durante seis meses, de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, e nesta edição terá como tema central: “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas).
Projetado pelo escritório Sou Fujimoto Architects, o Grand Ring é a principal via de circulação de visitantes no local da Expo, permitindo um fluxo suave pelo espaço e protegendo as pessoas do vento, da chuva e da luz solar.
Com aproximadamente 2 km de circunferência, esta é a maior estrutura em madeira já construída no mundo. No total, a construção tem uma largura de 30 metros, além de um diâmetro de borda externa de aproximadamente 675 metros, e foi oficialmente certificada como a maior estrutura de madeira do mundo pelo Guinness World Records.

O método construtivo utilizado combina técnicas modernas com a tradicional técnica japonesa de juntas Nuki. Essa técnica, usada em santuários e templos, permite a união das peças de madeira sem o uso de pregos ou parafusos, reforçando o caráter cultural da obra.
Feito, em sua maioria, de cedro e cipreste japoneses locais, além de uma quantidade menor (30%) de pinheiros escoceses importados, tem como destaque a “Sky Walk”, uma área elevada a 12 metros de altura, decorada com flores, que permite uma visão panorâmica da Expo e de seus arredores.
A organização da Expo afirmou que o Grand Ring simboliza o conceito de “Unidade na Diversidade”, um dos temas centrais do evento. A estrutura, além de funcionar como a principal artéria de tráfego de visitantes, reforça o espírito de integração e respeito às tradições.
Embora tenha sido inicialmente planejado para ser desmontado após o encerramento da Expo em 13 de outubro de 2025, as autoridades japonesas estão avaliando a possibilidade de mantê-lo permanentemente.
Grand Ring: Assinada pelo arquiteto Sou Fujimoto, a estrutura simboliza a união entre as nações participantes do evento. Ela ocupa uma posição central no plano diretor da Expo, além de servir como a principal via de circulação do espaço. Com um aporte de US$ 230 milhões, o “Grand Ring” recebeu o reconhecimento oficial do Guinness World Records, que o define como a maior construção de madeira do mundo.