Evento vai até a próxima sexta-feira (9) e reúne o setor produtivo, academia e governos para debater inovações e potencial desse sistema construtivo
A Abimci participou da cerimônia de abertura do XVIII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (EBRAMEM), na segunda-feira (5), evento voltado para o segmento de construções em madeira. A Associação é apoiadora do evento. Paulo Pupo, superintendente da Abimci, destacou a importância do evento ao reunir representantes de diversos elos da cadeia de construções em madeira. “São indústrias, mercado, academia e instituições nacionais e regionais, focadas em discutir ações para o desenvolvimento desse sistema construtivo”, afirmou.
Pupo relembrou que essa pauta é discutida há muitos anos na Abimci e ressaltou que o sistema construtivo em madeira tem condições reais de auxiliar na redução do déficit habitacional no Brasil. “A nossa indústria tem capacidade técnica e de produção em escala para fazer essa entrega”, acrescentou.
Ele citou a conquista do segmento com o recente anúncio feito pelo Ministério das Cidades da adequação da regras do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que viabiliza, via recursos do FGTS e OGU, o financiamento de métodos construtivos industrializadas em madeira, reconhecendo a capacidade técnica e o potencial dessa tecnologia, começando pelo sistema wood frame. “É um importante avanço, resultado de um extenso trabalho de mobilização desenvolvido por entidades como Fiep e Abimci, que apresentaram argumentos técnicos mercadológicos e atuaram de forma estratégica junto aos órgãos governamentais para demonstrar a viabilidade e os benefícios dessa solução construtiva”, ressaltou.
Plataforma integrará o setor
Ao longo da cerimônia, foi lançada oficialmente, a plataforma InovaMadeira.org.br, uma das entregas dos Grupos de Trabalho (GT) de Construções em Madeira, criados em 2024, pelo Comitê de Construções em Madeira da Abimci, com o apoio e parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria da Madeira. Durante o ano passado, os GTs reuniram-se mensalmente para discutir e estruturar avanços para o segmento, em especial os sistemas wood frame e em madeira engenheirada.
“A entrega da plataforma é resultado da união de esforços e ideias e contribuições de vários de todos os envolvidos nos GTs. É uma forma de concentrar as informações em um só ambiente, unificarmos as ações e representatividade para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas, fortalecer as estratégias do setor e mostrar nossa capacidade de entrega ao mercado”, disse Pupo.
Desenvolvida pelo Senai Paraná, a InovaMadeira.org.br foi projetada para ser um ambiente colaborativo voltado para toda a cadeia produtiva de sistemas construtivos em madeira. O objetivo é promover a integração do segmento, oferecendo um espaço dinâmico e acessível para o compartilhamento de informações técnicas, normativas e mercadológicas. “A plataforma foi pensada para ser um ponto de encontro entre todos os agentes da cadeia. Desde as empresas de base florestal, matéria-prima, insumos, fabricantes de madeira engenheirada, de wood frame, a academia, arquitetos, engenheiros e demais profissionais da área”, afirmou Patrick Reydams, especialista da Fiep.
Já no ar, o site será constantemente atualizado por diversos atores da cadeia produtiva – desde construtoras e sistemistas até pesquisadores e especialistas – que poderão contribuir com conteúdo sobre inovações, tendências de mercado; calendário de eventos, oportunidades de capacitação; materiais didáticos e cursos especializados; além das mais recentes normas técnicas e regulamentações do setor. “É um site, mas é uma plataforma de contato que está aberta a quem quiser se inscrever. Ela é 100% colaborativa e 100% gratuita”, concluiu Reydams.
Na solenidade também foi anunciado o 1º Concurso de Arquitetura e Engenharia em Madeira, fruto da parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Paraná) e com a empresa Immergrün. A iniciativa vai fomentar projetos inovadores que combinem sustentabilidade, eficiência e design na aplicação da madeira na construção civil. As inscrições para o certame já estão abertas e vão até julho deste ano, com a premiação dos vencedores prevista para novembro.
Nesta terça-feira (6), a programação do XVIII EBRAMEM foi aberta com a reunião plenária dos Grupos de Trabalho de Construções em Madeira, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre representantes de indústrias do setor madeireiro e de base florestal, instituições técnicas e de ensino, associações e profissionais.
Além da atualização das pautas, durante a reunião foram apresentados os avanços obtidos nas quatro frentes de atuação dos GTs: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Políticas Públicas e Regulatórias; Mercado, Promoção e Divulgação; e Qualificação de Mão de Obra. Também foi aberto o novo ciclo de reuniões mensais, programadas para junho, julho e agosto, que darão continuidade às ações, em especial àquelas relacionadas à plataforma InovaMadeira.org.br, como acompanhamento, ajustes, produção e análises dos conteúdos.
Os Grupos de Trabalho de Construções em Madeira são aberto à participação.