Fomentar os aspectos culturais que envolvem a utilização e a valorização da madeira em obras de arquitetura e engenharia também estão entre os propósitos do XVIII Ebramem (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras), que acontece em Curitiba, de 05 a 07 de maio, das 9h às 18h30, nas instalações da Fiep, em Curitiba. Duas exposições culturais inéditas, gratuitas e interativas acontecerão simultaneamente ao evento técnico-científico: a “Madeira na arquitetura – ontem, hoje e amanhã” e a “Wood Life Sweden”.
Ambas prometem apresentar os aspectos positivos relacionados ao uso da madeira na arquitetura que, assim como a cultura, é viva, orgânica e se transforma ao longo do tempo. “As ações culturais, as exposições de arte e as apresentações musicais ativam sensibilidades, ativam a criatividade, que também são formas de refletir mais profundamente sobre questões complexas e universais”, afirma a presidente da Comissão organizadora do XVlll Ebramem Curitiba, Andréa Berriel Mercadante, também professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e atual Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR.
Para os organizadores do Ebramem, acrescenta ela, um futuro em que a madeira seja protagonista, será um futuro melhor para todas as formas de vida que habitam hoje o planeta Terra.
Exposições – A “Madeira na arquitetura – ontem, hoje e amanhã” pretende proporcionar aos participantes uma imersão digital na evolução do uso da madeira na construção, revelando como esse material atravessa gerações, ao se reinventar e consolidar seu espaço como protagonista em construções contemporâneas e futuras. A mostra reforça a importância de soluções sustentáveis e renováveis na arquitetura, destacando o papel da madeira como o único material estrutural totalmente renovável.
Patrocinada exclusivamente pela Itaipu Binacional, a exposição contará com 14 totens digitais e será dividida em três tempos: passado, presente e futuro. O “ontem” mostrará algumas construções antigas de madeira, no Brasil e no mundo. O “hoje” focará nos trabalhos concorrentes ao Prêmio Ibramem de Arquitetura e Design em Madeira e em pesquisas científicas atuais. Já o “amanhã” apresentará as vantagens de se construir com a madeira, focando nos aspectos ambientais, estruturais e estéticos. Ou seja, todo o ciclo de utilização da madeira ao longo da história até os dias atuais, assim como uma projeção futura, estarão em evidência: de usos ancestrais até as mais avançadas tecnologias com madeira engenheirada.
A segunda exposição será a “Wood Life Sweden”, que mostrará como a Suécia – referência global em construções sustentáveis – utiliza a madeira para criar edifícios modernos, eficientes e ambientalmente responsáveis. Organizado pela Embaixada da Suécia, a mostra foi desenvolvida como um kit de ferramentas essencial para arquitetos e designers que buscam explorar o potencial da madeira maciça na construção sustentável. De forma simplificada, o Woodlife Sweden é um chamado para arquitetos adotarem a madeira maciça como material sustentável e inovador. Ao todo serão nove totens com projetos suecos que demonstram a versatilidade da madeira.
Além das mostras culturais, os participantes também tiveram acesso à apresentação musical do Duo Santana-Ribeiro ViolaCello, composto por Guilherme Santana Bacharel formado em viola pela Universidade Estadual Paulista e por Marcus Ribeiro, formado na Unirio e componente efetivo da Orquestra Filarmônica da UFPR. A apresentação aconteceu no dia 05 de maio, no encerramento do primeiro dia do Ebramem, às 18h30. O repertório inclui desde Bach, Bartók, Braguinha/Pixinguinha, Beethoven, A. Piazzolla até Beatles. Vale lembrar, pontua a presidente da Comissão organizadora do XVlll Ebramem Curitiba, que um concerto de cordas também apresenta um dos potenciais da madeira que, nos instrumentos como no violoncelo e na viola, demonstra toda sua beleza plástica, sua eficiência estrutural e acústica.
Outro momento do Ebramem que também pode ser considerado cultural será o Prêmio Ibramem, que tem o objetivo de estimular e promover a utilização da madeira na arquitetura e no design entre profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design. Na categoria profissional serão premiados produções contemporâneas de excelência realizadas nos últimos anos. Já a categoria voltada aos estudantes apresentará uma proposta para a arquitetura e o mobiliário do Canteiro Experimental do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Ebramem – O Ebramem é organizado pelo Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (IBRAMEM), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que sediará o evento. A iniciativa pretende unir teoria e prática, além de apresentar como países como Canadá, Itália, Portugal, Áustria, Alemanha, Chile, entre outros, vêm desmistificando conceitos ultrapassados e fomentando uma nova mentalidade construtiva.
Apoiadores – O Ebramem acontece com o apoio de Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); PUCPR; FAE Centro Universitário; Núcleo da Madeira; Unibrasil; Uninter; Napi WoodTech; Embrapa Florestas; Birka; Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente); IAB-PR (Instituto de Arquitetos do Brasil ); CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo); Núcleo da Madeira; UTFPR – Campus Curitiba e Guarapuava; UFPR – direção do setor de Tecnologia e de Ciências Agrárias; Birka; Woodflow; IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas); Mais Floresta / My Wood Home; SBCTEM (Sociedade Brasileira de Ciências e Tecnologia da Madeira), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) Brasil, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo; ACR; AGEFLOR (Associação Gaúcha de Empresas Florestais); APEF (Associação Paranaense de Engenheiros Florestais); IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores); IEP (Instituto de Engenharia do Paraná); Noah Tech Brasil; Grupo Index, STCP Engenharia de Projetos.