Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Google fecha acordo recorde em remoção de carbono na Índia

O Google fechou um acordo com a startup indiana Varaha para adquirir 100 mil toneladas de créditos de remoção de dióxido de carbono até 2030, no maior contrato do tipo envolvendo biochar, um tipo de carvão vegetal produzido a partir de biomassa.

O biochar será produzido a partir da planta invasora Prosopis Juliflora no estado de Gujarat, uma espécie que está comprometendo a biodiversidade local e as pastagens para gado.

A iniciativa busca mitigar as emissões da gigante tecnológica, que somaram 14,3 milhões de toneladas de CO2 em 2023. O biochar pode armazenar carbono no solo por até 2.500 anos. Além disso, a tecnologia auxilia na recuperação ambiental, com a restauração de pastagens nativas.

Outros detalhes do projeto

  • Em 2023, a startup já havia processado 40 mil toneladas de biomassa e produzido 10 mil toneladas de biochar.
  • O biochar gerado pela startup será processado em uma instalação de pirólise industrial, e o projeto está sendo monitorado por um sistema digital que utiliza sensoriamento remoto e tecnologia de geolocalização.
  • Cada tonelada de biochar gerará 2,5 créditos de carbono, e a Varaha espera atingir 1 milhão de créditos anualmente até 2030.

Fonte: Canal Meio / Olhar Digital / TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *