Aconteceu entre os dias 6 e 7 de julho curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem para Sirex noctilio (vespa da madeira) em Pinus spp. A programação teve coordenação do Serviço de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, organização do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e apoio da AGEFLOR e Embrapa Florestas. O diretor executivo da AGEFLOR Jorge Heineck e a assessora técnica Margô Guadalupe Antonio acompanharam o curso.
No programa, foi trabalhado a Certificação Fitossanitária – Contexto Mundial, Sistema Nacional de Certificação Fitossanitária, legislações específicas por praga, legislação Fitossanitária de Origem – CFO/CFOC, Mudanças, Formulários, Emissão, Cadastramentos e Controles, sistema de Controle do Trânsito Interestadual de Vegetais com ênfase na Permissão de Trânsito de Vegetais, noções sobre o software Sistema de Defesa Agropecuário (SDA) da SEAPI e responsabilidade e Ética Profissional (CREA/RS).
No segundo dia, ministrado pela pesquisadora Dra. Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas, o curso falou especificamente sobre o Sirex noctilio: caracterização da praga (biologia, raças ou biótipos, distribuição geográfica, sinais característicos da presença da praga, planta hospedeira, disseminação, monitoramento, levantamentos, medidas de erradicação, controle e prática de identificação da praga. Na parte da tarde aconteceu uma aula prática de monitoramento de Sirex e inoculação de nematóides e, por fim, aplicação de prova.