Com mais de 100 pessoas presentes, em sua maioria produtores florestais ou empresários do setor e da cadeia produtiva florestal, ocorreu no dia 10 de outubro em Pelotas o VI Seminário sobre Florestas Plantadas no RS, promovido pela AGAFLOR – Associação Gaúcha de Florestadores.
O Vice-Presidente de Administração da AGEFLOR, Ruter Disarz, representou a associação e participou da mesa redonda sobre a s perspectivas do mercado florestal; ressaltando que apenas de os preços internacionais e nacionais de todos produtos florestais terem sofrido queda, seja pela redução da demanda ou pelo cambio (dólar mais fraco), as empresas associadas da AGEFLOR mantiveram os volumes e os preços, com perspectiva de manutenção destes para o curto prazo futuro.
Além da AGEFLOR, participaram da mesa redonda CMPC, Emater, Superintendência dos Porto, Prefeito de Jaguarão e presidente da Associação da Zona Sul. Foi debatida a importância da execução do novo Cadastro Florestal do RS e do decreto que regulamente a Lei das Florestas Plantadas (isentando o licenciamento dos pequenos e médios produtores rurais que atendam ao código florestal federal). Da mesma forma, inclusive com a aprovação de uma moção, foi dada relevância à necessidade de agilizar os licenciamentos para manutenção e melhorias das atividades portuárias, assim como manutenção e melhorias das estradas para escoamento dos produtos florestais, principalmente das estradas municipais e secundárias.