O presidente da AGEFLOR, Diogo Leuck, esteve na tarde de quarta-feira (31/01) na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação para, juntamente com o secretário Ernani Polo, realizar a assinatura do Termo de Cooperação entre SEAPI e AGEFLOR para desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Estado do Rio Grande do Sul.
Através da integração de esforços, a iniciativa busca promover o conhecimento sobre a dinâmica da emissão de gases de efeito estufa e dos estoques de carbono em florestas plantadas no RS. De acordo com o presidente da AGEFLOR, com esta parceria a AGEFLOR e o Estado do Rio Grande do Sul, através da Seapi, poderão realizar estudos relevantes sobre os benefícios da atividade agrícola de florestas plantadas no meio ambiente, tendo verbas federais do plano ABC contempladas neste importante trabalho.
De acordo com o texto, a Secretaria da Agricultura compromete-se a realizar o levantamento e identificação de áreas potenciais para a condução dos estudos; a disponibilizar dados e informações necessárias à execução do plano de trabalho e analisar estes dados, bem como elaborar um relatório conjunto com a AGEFLOR em relação às atividades desenvolvidas ao final de cada ano de execução do projeto. Já a AGEFLOR fica responsável por disponibilizar áreas florestais junto às associadas para a condução do estudo; a orientar as ações do plano, bem como, disponibilizar relatórios semestrais do andamento do plano.
“O Rio Grande do Sul é um dos primeiros estados a realizar este convênio junto com entidades, formando uma parceria entre o setor público e privado em prol de uma evolução para o setor”, ressaltou Leuck. “O termo é um avanço para o setor pois traz a avaliação para posteriormente realizar a regulamentação da questão do carbono, trazendo uma remuneração extra para o setor e aos produtores de florestas”, explicou.
“Além da assinatura do termo de cooperação, aproveitamos a presença dos sempre parceiros para tratar de temas importantes para o setor; como o cadastro Florestal, lei de taxas, Fundeflor e licenciamento florestal”, explicou Leuck. Também estavam presentes no ato Antônio Machado de Aguiar (diretor geral da Seapi), Jackson Freitas (engenheiro florestal da Seapi), Alexandre Scheifler (assessor AL/RS), Guilherme Velten Júnior (assessor de Política Agrícola da FETAG), Eduardo Condorelli (assessor Técnico do Sistema Farsul) e Marcelo Camardelli Rosa (Farsul).