O XIII Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul teve sua abertura na noite do dia 24 de setembro, em Nova Prata com os pronunciamentos do presidente do Congresso, Doadi Brena, do prefeito do município, Volnei Minozzo, e da secretária de Meio Ambiente do RS, Ana Pellini, que após fez a palestra sobre a situação atual e passos seguintes do CAR – Cadastro Ambiental Rural.
Realizado entre os dia 25 a 27, no Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo e Sede principal do Grêmio Pratense, além do Congresso Florestal Estadual, aconteceu conjuntamente o III Seminário Mercosul da Cadeia da Madeira e 1º Congresso Florestal Júnior.
No segundo dia do Congresso Florestal, o presidente da AGEFLOR e diretor da Seta S/A, Diogo Leuck, proferiu palestra sobre perspectivas para o mercado da Acácia Negra no RS. O painel teve ainda palestra sobre o mercado de pinus, com o vice-presidente adjunto da AGEFLOR e diretor da Flopal, Paulo César Nunes de Azevedo. A terceira apresentação do painel ficou por conta do professor da UFSM em Frederico Westphalen, Rafaelo Balbinot, abordando a qualificação no processo produtivo florestal no RS.
Confira o conteúdo das apresentações:
– Situação atual e perspectivas do setor da Acácia
– Situação atual e perspectivas do setor de Pinus
– Qualificação do Processo Produtivo Florestal no RS
Confira também entrevista dos participantes do evento para o site Página Rural:
– Diogo Leuck
– Paulo César de Azevedo
– Moacir Quissini (Sindimadeira-RS)