Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Secretaria da Agricultura estimula migração para novo cadastro florestal

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu, nesta quinta-feira (14/9), o primeiro curso de capacitação para cadastradores florestais, com a presença de cerca de 50 participantes.

A atividade foi realizada pela Departamento de Defesa Vegetal (DDV) pois, a partir de 21 de setembro, os novos cadastros de plantios florestais serão realizados exclusivamente por profissionais cadastradores florestais, através do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

“A Secretaria tem na sua competência a manutenção do cadastro florestal, com todas as espécies de florestas plantadas e cultivadas no Estado. E os produtores têm a obrigação de alimentar esta cadastro através da Seapi e a gente identificar a matriz florestal gaúcha para planejamentos de investimentos e uso dos recursos madereiros”, explica Ricardo Felicetti, diretor do DDV.

O ministrante do curso, Fabrício Azolin, chefe da divisão de florestas plantadas do DDV, tem expectativa de ampliar os cadastradores florestais. “É para que todos os profissionais vinculados a esta área – engenheiro agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas, biólogos, agrimensores – tenham conhecimento de como vão utilizar a plataforma da SDA para fazer os cadastros online. Hoje temos 170 cadastradores na plataforma. Nossa meta é alcançar mais de mil para atingir todo o território do Rio Grande do Sul”, afirma.

Azolin também comemora o novo cadastro florestal pois, pela sua visão, traz a legalidade ao plantio mínimo perante os orgãos ambientais. “Até 40 hectares para eucalipto e acácia e 30 hectares, para pinus. O que representa quase 90% das propriedades que hoje têm plantio florestal no Estado”, afirma o chefe do divisão.

“A principal importância deste curso é para habilitar mais pessoas ao cadastro florestal, principalmente, para os pequenos produtores, com esta abertura da legislação que isenta o licenciamento ambiental para áreas menores”, mencionou Juliana Ferrari, tecnóloga em gestão ambiental, participante do curso.

Segundo a última edição da Revista da Radiografia da Agropecuária Gaúcha (2023), o Rio Grande do Sul possui área de 966,5 mil hectares de florestas plantadas, sendo o quarto maior exportador da área do Brasil, gerando US$ 1,9 bilhão e 65 mil empregos diretos, em especial, nas regiões Sul, Campos de Cima da Serra e Depressão Central. As espécies predominantemente plantadas são eucalipto, pinus e acácia negra.

O coordenador da Câmara Setorial das Florestas Plantadas, Daniel Chies, ressalta a importância da implementação do novo cadastro. “O cadastro florestal é um instrumento oficial e formal de formação de políticas públicas para o setor florestal que hoje são mais 30 mil produtores no Estado”, avalia Chies.

O curso foi promovido na Secretaria de Agricultura a partir de iniciativa da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e o Sindimadeira-RS.
Além de Azolin, ministraram o treinamento na plataforma o Engenheiro Florestal Tiago Antônio Fick e Médico Veterinário Eduardo Vergara. 

Saiba mais sobre o Cadastro Florestal e baixe o manual de cadastrador florestal no site https://www.agricultura.rs.gov.br/cadastro-florestal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *