Entidades e empresas da cadeia produtiva de base nas florestas plantadas estão mobilizadas para prestar assistência aos municípios afetados pelas recentes enchentes no estado do Rio Grande do Sul e queremos contar também com a sua instituição nesta frente solidária. Sabemos do papel fundamental do setor da madeira e demais produtos oriundos das árvores cultivadas na economia e na sociedade, agora é hora de unir esforços e fazer a diferença na superação de desafios impostos pelos recentes desastres naturais.
Nosso setor já vem auxiliando por meio de iniciativas de empresas e seus colaboradores desde o primeiro momento em resgates, abrigos, doações de donativos e limpeza. Até o momento, diversas cargas de materiais já foram doadas e entregues aos municípios atingidos. No entanto, ainda há uma grande necessidade de reconstrução de moradias e quem produz madeira tem como ajudar.
O objetivo é que se aumente o engajamento em âmbito nacional, valorizando esta matéria prima sustentável. Nosso foco é desenvolver uma ação coordenada para a doação de produtos madeireiros essenciais, como compensados, paletes, madeira serrada, portas, pellets, pisos e compensados plastificados.
As doações têm como objetivo auxiliar na reconstrução das áreas devastadas, oferecendo materiais necessários para a recuperação das infraestruturas danificadas. Buscamos todo e qualquer auxílio de arrecadação de recursos por meio de produtos e subprodutos da indústria florestal brasileira para a construção de novas casas e estruturas de escola e saúde aos municípios de maior vulnerabilidade social necessitados.
Caso sua entidade ou empresa do setor florestal prefira contribuir financeiramente, disponibilizamos a chave pix@ageflor.com.br para doações. Os recursos serão revertidos em ações aos municípios necessitados, conforme orientação da Defesa Civil e Governo do RS. Entre em contato conosco e saiba como ajudar.
Faça parte desta corrente sustentável de solidariedade que irá construir um futuro sustentável para quem mais precisa. Esta iniciativa une na sua organização além da AGEFLOR – Associação Gaúcha de Empresas Florestais, outras entidades do estado, como SINDIMADEIRA-RS, MOVERGS, FIERGS e a FRENTE PARLAMENTAR DA SILVICULTURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
No Brasil, a ação recebe apoio institucional da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores e suas entidades associadas nos estados.