Uma visita técnica conjunta da Ageflor com Sindimadeira-RS, Fepam e Frente Parlamentar da Silvicultura foi ao Mato Grosso do Sul participar do evento Floresta 360° Centro-Oeste, realizado nos dias 20 e 21 de agosto no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O objetivo foi conhecer as boas práticas de gestão pública implementadas no estado do MS e trocar experiências.
Integraram a comitiva o presidente Daniel Chies, o diretor-executivo Jorge Heineck, o presidente do Sindimadeira Leonardo De Zorzi, o assessor da Frente Parlamentar da Silvicultura, Rafael Ferreira, o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter,e o chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação, Cristiano Prass.
Além de acompanhar a programação, o grupo teve reuniões com Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e Osvaldo Antônio Riedlinger, da Gerência de Recursos Florestais do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul se tornou referência do setor florestal, tendo empresas do ramo da celulose como Eldorado (Três Lagoas), Suzano (Ribas do Rio Pardo) e a Arauco, que será instalada em Inocência. O Estado tem quatro municípios entre os cinco maiores produtores de eucalipto do Brasil, já sendo a segunda maior área cultivada (1,1 milhão de hectares).
A cadeia produtiva florestal gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos no Estado, sendo o primeiro em exportação de celulose e o segundo em produção. Em julho de 2024 a Suzano iniciou a operação da sua nova Fábrica em Ribas do Rio Pardo, sendo a maior indústria de celulose de linha única do mundo.