A CMPC promoveu, nesta terça-feira (22/10), o início das atividades do Instituto CMPC, em Barra do Ribeiro. O evento marcou o primeiro de uma série de oito encontros semanais do Criando e Crescendo. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa contará com oficinas para um grupo de 14 famílias de crianças entre 2 e 3 anos das escolas de educação infantil Cantinho da Alegria e Tia Romana.
As atividades serão ministradas na Casa da CMPC, em Barra do Ribeiro, e visam fortalecer os vínculos familiares. Ao longo dos encontros, pais e filhos participarão de atividades lúdicas e dinâmicas que abordam temas como desenvolvimento socioemocional para auxiliar crianças a identificarem e expressarem suas emoções, além de desenvolverem a empatia e a capacidade de se relacionar com os outros.
“Durante a infância adquirimos os principais aprendizados a serem levados para a vida. O desenvolvimento socioemocional ensina as crianças a lidar com as próprias emoções e com as emoções de pessoas ao seu redor. Esse processo é essencial e pode fazer a diferença para uma pessoa conquistar uma vida plena e bem-sucedida no futuro. Por isso, a gestão das emoções no trabalho pedagógico infantil é tão importante”, afirma o presidente do Instituto CMPC, Antonio Lacerda, que também é diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil.
Também serão desenvolvidas práticas que incentivem a comunicação eficaz, por meio das quais os pais aprenderão técnicas para dialogar de forma assertiva com seus filhos, e a aprendizagem lúdica, com exercícios que estimulem a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Lacerda ainda ressalta que a realização do programa Criando e Crescendo está alinhada ao compromisso da CMPC com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. “O Instituto CMPC, braço social da empresa e que está à frente da atividade, tem como missão promover a educação de qualidade e reduzir as desigualdades sociais”, reforça o executivo.
Esta primeira turma do “Criando e Crescendo”, em Barra do Ribeiro, está focada na formação dos pais e na promoção de um ambiente familiar saudável para todos. O objetivo é contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças do município e propiciar a construção de uma nova geração saudável emocionalmente e com espírito crítico aguçado.
Sobre o Instituto CMPC
O Instituto CMPC é uma organização sem fins lucrativos que atua na área da educação e desenvolvimento social. As ações têm por objetivo a promoção da educação de qualidade e a redução das desigualdades sociais nas comunidades onde a CMPC está presente. Por meio de seus programas e projetos, o Instituto busca transformar vidas e construir um futuro mais justo para todos.
Além de ser uma extensão social da companhia, o Instituto CMPC é o braço da Fundação CMPC no Brasil. Com mais de 20 anos de atuação no Chile, a instituição atua por meio de inciativas e programas ligados às áreas de educação infantil e cultura nas localidades onde estão instaladas as filiais produtivas. Adicionalmente, também fomenta atividades ligadas à vida saudável e ao ar livre.
Atuando no Brasil desde o início de 2024, o Instituto CMPC realizou a entrega de 1 mil kits escolares para estudantes da rede de ensino neste ano. A primeira doação foi realizada em junho para alunos da escola Darcy Berbigier, em Guaíba, e contou com a presença de uma comitiva de executivos chilenos, entre eles, o presidente do Conselho das Empresas CMPC, Luis Felipe Gazitúa, e o CEO do Grupo, Francisco Ruiz-Tagle.
A ação integrou o leque de iniciativas do programa Fibra do Bem, que realizou centenas de ações para auxiliar as vítimas da tragédia no RS. Desde o início das enchentes, a companhia colaborou com o resgate de pessoas e animais com a utilização de caminhões, retroescavadeiras e um helicóptero, que operou em diversas localidades da região metropolitana.
A CMPC também doou 100 mil kits de higiene e limpeza, 5 mil cestas básicas, 1 mil colchões para abrigos do município e dezenas de banheiros químicos. Além disso, disponibilizou o terminal portuário na unidade industrial de Guaíba para o transporte de oxigênio a hospitais de Porto Alegre e de mantimentos para equipes do governo estadual.
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, a companhia assumiu a liderança mundial no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global. O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade. Outras informações estão no site.