Pelo segundo ano consecutivo na premiação nacional, companhia recebeu o selo em cerimônia realizada na última quarta-feira (9) em São Paulo
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis, a Irani foi reconhecida pela segunda vez no ranking GPTW de Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil. A cerimônia de premiação, realizada no último dia 09 de outubro, distinguiu a empresa com a 32ª posição do selo. Quem recebeu o prêmio em nome da Irani foi Mônica dos Reis Toledo Alves, Programadora de Manutenção da unidade de Santa Luzia/MG.
Uma das ações que se destacaram na avaliação da companhia para permanecer no ranking é o Programa Motiva. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o engajamento através de ações estruturantes que criem um ambiente de trabalho estimulante e motivador, a fim de que eles desenvolvam ao máximo seu potencial. Para a Irani, projetos assim auxiliam na criação da identidade dos colaboradores com a Organização, bem como na responsabilidade compartilhada pelo crescimento da Irani.
A principal ferramenta do Motiva é a pesquisa de clima organizacional, realizada desde 2010, e que analisa opiniões e percepções dos colaboradores da empresa a respeito de temáticas como comunicação, estilo de liderança, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento, imagem da companhia, remuneração, saúde e segurança. Diante dos resultados, as lideranças constroem planos de ação corporativos, por unidades em todas as áreas, a fim de aprimorar cada oportunidade de melhoria apontada no ciclo.
Ao longo dos últimos anos, a Irani acumulou uma série de distinções nas premiações do GPTW, já tendo recebido mais de uma vez os selos regionais nos Estados onde estão fixadas suas unidades (SC, SP MG e RS), além de GPTW Diversidade, IGPTWB3 e ranking de Indústria. Agora, com a conquista do segundo ranking Brasil, a companhia reafirma mais uma vez a sua preocupação e o seu compromisso com os colaboradores que integram ecossistema da empresa.
“Esse reconhecimento é fruto de uma série de práticas voltadas à gestão de pessoas, com ações estruturantes que são concebidas e implantadas com muito cuidado por nós. Isso é algo que faz parte da nossa estratégia de negócio e que não podemos deixar de lado”, afirma o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira. Para ele, a companhia defende uma cultura marcada pelo protagonismo das pessoas, potencializando as jornadas pessoais e profissionais de cada um.
Saiba mais sobre a premiação
- Na edição deste ano, mais de 5 mil empresas se inscreveram para participar da avaliação, e 175 foram selecionadas para integrar o ranking.
- O GPTW (Great Place to Work) é uma consultoria global que apoia organizações para que consigam obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
- No Brasil, publicam anualmente mais de 40 rankings em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (como Melhores Empresas para Mulheres e Diversidade).
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.