Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Projeto sobre Bioeconomia do Senai-RS com a UFSM foca na inovação a partir do uso de biomassa

O presidente da Ageflor, Daniel Chies, recebeu na manhã do dia 13 de novembro na sede da Associação representantes do Senai-RS e da UFSM. A Rede Senai-RS de Institutos de Tecnologia e Inovação está executando em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria um projeto de Bioeconomia com o objetivo de mapear a biomassa disponível no estado do RS e possibilitar novas oportunidades para a inovação na indústria gaúcha, principalmente ligada ao agronegócio e a geração de biomassa.

O uso das fontes de biomassa impulsiona o desenvolvimento de tecnologias orientadas à bioeconomia, com bioprodutos em diferentes áreas que substituem os materiais fósseis. Nos últimos 6 meses, foi realizado um levantamento de informações sobre as cadeias produtivas do RS e foram identificadas as biomassas predominantes e principais regiões produtoras envolvidas, entre elas a gerada na cadeia produtiva florestal com grande potencial em novas rotas tecnológicas para a indústria gaúcha.

Estiveram presentes na Ageflor os pesquisadores da UFSM Thaís Ramos Dal Molin, Leandro Machado de Carvalho e Aline Sobreira Bezerra, além de Luciana Costa Teixeira, representando o Senai. Além de apresentar o trabalho feito, o projeto buscou na conversa validar as informações levantadas nas pesquisas para avaliar o potencial para agregação de valor em novos produtos.

De acordo com o projeto, as maiores oportunidades das áreas da bioeconomia são biocosméticos com ingredientes provenientes de biomassa, biossolventes, materiais bio-based,  desenvolvimento de polímeros mais sustentáveis com biomassa renovável e tecnologias inovadoras. Também aparecem como oportunidades a fabricação de biossensores (integração entre áreas de sensoriamento e polímeros), biofertilizantes, biodefensivos agrícolas e biocombustíveis. 

ACORDO DE COOPERAÇÃO

O projeto envolvido no acordo de cooperação entre o Laboratório de Análises Clínicas (LACHEM) da UFSM e a rede SENAI de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (RS), é intitulado “Projeto de cooperação científica (UFSMSENAI/RS) na área de bioprodutos e processos analíticos”. Coordenado pelo professor do Departamento de Química da UFSM, Leandro Machado de Carvalho, a pesquisa visa desenvolver novos produtos e processos através da utilização de bioprodutos derivados de materiais vegetais e microrganismos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *