Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa discute uso da teca na construção civil

No dia 13 de novembro foi realizada no turno da tarde de modo virtual a 64ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura. A Ageflor acompanhou a reunião com o seu diretor-executivo, Jorge Heineck, que também participou mais cedo, no turno da manhã, da reunião de alinhamento das entidades estaduais associadas da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.

A Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa discutiu a participação do Brasil e a conexão do setor florestal na Conferência das Partes (COP 29), que ocorre em Baku, no Azerbaijão, tema apresentado por Patrícia Machado da Ibá.

Fausto Takizawa da Arefloresta, associação de Mato Grosso, falou sobre o uso da teca na construção civil, compartilhando informações sobre as oportunidades e vantagens do uso da madeira de teca na construção civil, destacando sua resistência, durabilidade e apelo estético.

A teca se mostra como uma alternativa sustentável e de alto desempenho para aplicações estruturais e de acabamento. Hoje no Brasil são cultivados mais de 80 mil hectares de teca, principalmente em regiões do Mato Grosso e Pará. Produtores mato-grossenses passaram a contar com incentivos fiscais na atividade por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

Após a apresentação, foi sugerido por participantes da reunião a criação de ações de promoção em nível setorial para fomentar o uso da teca junto aos profissionais de engenharia e arquitetura. O EBRAMEM (Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas de Madeira), que ocorrerá em maio de 2025, foi sugerido como uma excelente oportunidade para promover a madeira de teca.

Também em pauta na Câmara o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD), que pretende recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos. Outros temas apresentados foram o de outras estruturas de madeira (Fiep), além das expectativas da presidente da Câmara, Adriana Maugeri, para o fechamento do setor em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *