A vice-presidente de Administração e Finanças da Ageflor, Tatiana Müller, participou na noite do dia 29 de novembro do Encontro dos Fomentados Florestais da Dexco no Grêmio Recreativo Alvi-Negro em Taquari.
O evento contou com palestra de Ricardo Malinovski, doutor em Agronomia e CEO da Malinovski. Ele falou aos presentes sobre o cenário florestal brasileiro e as perspectivas para os próximos anos. Após, a programação contou com jantar baile animado pelo Grupo Rodeio.
Grupo de Fomentados
O programa de fomento da Dexco é um dos mais antigos do Brasil e atualmente abrange mais de 250 produtores florestais, que juntos cultivam cerca de 11.000 hectares de eucalipto. Aproximadamente 50% do abastecimento da fábrica vem da madeira produzida por esses produtores.
Para abastecer a unidade de Taquari, a Dexco mantem o programa de fomento florestal, em que fornece para os parceiros mudas e orientação técnica para a implantação da floresta de forma adequada e, ao final do ciclo, a empresa tem a preferência de compra da madeira.
Em linha com nossa Estratégia de Sustentabilidade, desde 2019 a Dexco incentiva e apoia a certificação de manejo florestal responsável dos produtores fomentados. Para tanto, fornece suporte técnico para a adequação aos requisitos das normas e paga preços maiores pela madeira certificada. Em 2020, o primeiro grupo conquistou a recomendação para certificação e, no ano de 2023 houve um aumento significativo, atingindo 59,2% das áreas de fomento certificadas. A meta da empresa é atingir 80% das áreas de fomento com certificação até 2025.
Plano de Manejo Florestal
O Plano de Manejo Florestal (PMF) contém as diretrizes e os procedimentos para o manejo das áreas florestais certificadas, seguindo os padrões internacionais. Constitui-se de um importante instrumento de gestão e divulgação, através do resumo público, podendo também ser utilizado para orientação, registro e formação de pessoas.