Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, o diretor-executivo da Ageflor, Jorge Heineck, fez-se presente em Curitiba/PR para o tradicional Jantar Anual da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).
A ocasião marcou o lançamento de nova edição do Estudo Setorial das florestas plantadas no Paraná e pela realização do 2º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo e do Prêmio Destaque APRE, criado para reconhecer o incansável trabalho dos profissionais em prol do setor florestal e do desenvolvimento da atividade.
Nesta primeira edição, a premiação prestou uma homenagem a Yeda Malheiros Oliveira, pesquisadora da Embrapa Florestas desde 1978. “Foi uma grata surpresa receber esta homenagem e representa muito pra mim, que sou uma apaixonada por nossas florestas nativas e plantadas e sei da importância de trabalharmos juntos”, celebrou Yeda.
A homenagem destacou a carreira de Yeda, especialmente como elo entre a ciência florestal e o setor florestal público e privado e seu envolvimento nos estudos dos impactos e benefícios de plantios florestais. Também foi lembrada por sua atuação internacional, bem como no desenvolvimento da primeira versão do SisPinus, junto com o pesquisador Edilson de Oliveira, e na equipe que desenvolveu a metodologia do Inventário Florestal Nacional.
Yeda é engenheira florestal pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em manejo florestal. É pesquisadora da Embrapa Florestas desde 1978, com trabalhos em manejo florestal e inventário. Na Embrapa, ocupou diversos cargos, sendo a primeira chefe mulher em um de seus centros de pesquisa. Faz parte da Rede Mulher Florestal.