O deputado estadual Professor Bonatto (PSDB) quer criar o Programa Estadual do Mercado Regulado de Créditos de Carbono. A proposta, protocolada recentemente na Assembleia Legislativa gaúcha, busca alinhar o Estado às diretrizes nacionais e internacionais no enfrentamento das mudanças climáticas e na redução das emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa representa uma resposta estratégica para fortalecer as políticas ambientais gaúchas, promovendo o desenvolvimento sustentável e cumprindo compromissos assumidos pelo Brasil, como os previstos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e outros acordos internacionais. “O Estado do RS, como vítima, em 2024, de uma das maiores tragédias ambientais já registradas no país, tem o dever inafastável de proteger o meio ambiente e implementar políticas públicas que concretizem esse objetivo”, destacou Bonatto.
Se aprovado, o programa deverá regular a geração, comercialização e uso de créditos de carbono no Rio Grande do Sul, incentivando práticas sustentáveis e contribuindo para a mitigação dos impactos ambientais no Estado. A proposta aguarda tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).