Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Búrigo (MDB) participou da Missão Internacional do Setor de Base Florestal gaúcho na sede da CMPC, no Chile. A convite da multinacional chilena, uma das líderes mundiais na produção de celulose, a comitiva gaúcha, que também estava composta por empresários e dirigentes da Ageflor e Sindimadeira, conheceu as operações florestais e industriais da empresa.
A CMPC opera a unidade de Guaíba no Rio Grande do Sul, uma das maiores plantas industriais de celulose da América Latina. Em 2024, o grupo anunciou um novo investimento no Estado, no município de Barra do Ribeiro. Cerca de R$ 24 bilhões serão empregados na construção de nova fábrica, que terá capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas anuais de celulose de eucalipto.
O investimento é considerado o maior aporte privado da história do RS, e isso demonstra, cada vez mais, a importância de termos um estado preparado para fornecer a matéria-prima produzida pela silvicultura por meio das florestas plantadas. “Precisamos incentivar a silvicultura no RS para garantir que a ampliação deste polo industrial tenha a matéria prima necessária para o seu processo produtivo, que atende o mercado mundial”, disse o deputado.