Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

ForestStats: a maior base de dados do setor florestal de Portugal

Durante a conferência da 5ª edição do Prêmio Floresta é Sustentabilidade, o diretor-geral da Biond falou sobre a maior base de dados do setor florestal de Portugal. “O ForestStats (www.foreststats.pt) é um agregador de estatísticas setoriais, para sabermos mais da nossa floresta, de uma forma muito mais fácil e muito mais simplificada”, explicou Gonçalo Almeida Simões, diretor-geral da Biond. Existe “um grande problema, que são os dados atualizados sobre a floresta em Portugal. Basta pensar que temos um inventário florestal nacional, cuja última atualização foi em 2015, teremos agora uma em 2025, mas realmente é preciso dar mais ritmo à disponibilização dos dados florestais em Portugal, porque o setor económico precisa de acelerar aquilo que são as suas decisões”.

Uma base de dados aberta e gratuita

O setor florestal em Portugal é extenso e diversificado, com dados que vão da ocupação do solo até à produção industrial. No entanto, essa informação estava dispersa por várias entidades e também em vários formatos, dificultando o acesso, a análise e a utilização. Tornou-se por isso absolutamente essencial uniformizar e organizar essa informação, facilitando a extração e compreensão dos dados. No fundo, “a criação de um portal agregador com base nos princípios FAIR, dados fáceis de encontrar, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis”.

Mas, como referiu Gonçalo Almeida Simões, “o ForestStats é uma nova plataforma de informação florestal que não traz informação nova, não cria informação, mas permite um melhor planeamento e tomada de decisão”.

A ForestStats é uma plataforma aberta e gratuita, que reúne e comunica dados e indicadores do setor florestal, com 13 temas e 450 variáveis, a partir de fontes públicas e oficiais. Resulta de um consórcio com 56 parceiros, 30 projetos com a coordenação-geral da Altri Florestal, a direção técnica do ForestWise, e depois, porque sem parceiros não se fazem projetos, temos a Biond, a ForestWise, o Instituto Superior de Agronomia, a Forestis e a ANEFA. 

Informações: Jornal de Negócios.

Fonte: Mais Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *