Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Deputado Issur visita Porto de Navegantes e reforça apoio à implantação do Porto Meridional

O deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, esteve nesta semana em Santa Catarina para uma visita técnica ao Porto de Navegantes. A agenda teve como objetivo conhecer de perto a estrutura, os impactos econômicos e sociais do empreendimento, além de reunir dados que reforcem a importância estratégica da instalação do porto no município gaúcho de Arroio do Sal.

Durante a visita, Issur destacou o impressionante salto econômico que Navegantes experimentou após a implantação do porto. “A chegada do porto e do aeroporto transformou Navegantes, que se tornou um dos municípios mais prósperos de Santa Catarina. Em 2007, chegou a Portonave, o primeiro terminal privado de contêineres do país. Em 2023, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ele foi o segundo com maior movimentação de contêineres no país, movimentando 1,2 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés)”, lembrou o parlamentar. Com o empreendimento, Navegantes, que era o 28° PIB catarinense, passou para o13° lugar.

COMPARATIVOS

A comparação com a realidade de Arroio do Sal é inevitável. Segundo o deputado, o município gaúcho reúne características semelhantes às de Navegantes antes da instalação portuária: localização estratégica, mão de obra disponível e potencial de desenvolvimento. “O Porto Meridional pode transformar Arroio do Sal e todo Litoral Norte gaúcho. É um projeto que vai além do município, pois representa um novo vetor de crescimento para o Estado”, afirma.

Além dos aspectos econômicos e logísticos, Issur Koch destacou a importância de garantir que o projeto avance com responsabilidade ambiental. O parlamentar reforçou que a preservação dos ecossistemas locais será tratada como prioridade ao longo de todo o processo de implantação. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável. Todas as audiências públicas necessárias serão realizadas para discutir o projeto de forma transparente, ouvir a população e os especialistas, e garantir que o impacto ambiental seja mitigado”, enfatizou.

Foto: Fernando Gomes

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *