Associados da AGEFLOR tiveram reunidos em Assembleia Geral Ordinária no dia 10 de março no Ritter Hotel, aprovando parecer do Conselho Fiscal para contas, comportas por balanço geral e patrimonial, bem como as demais peças contábeis pertinentes, relativas ao exercício associativo findo em 31 de dezembro de 2014. Na ocasião, a diretoria apresentou o diretor executivo Jorge Heineck. Após a assembleia, a reunião-almoço também teve apresentação da Pöyry dos dados do anuário que a consultoria prepara junto com a AGEFLOR e apresentação do Comitê da Indústria de Base Florestal da Fiergs. Representante da Farsul também atualizou informações sobre o CAR. O almoço contou com a presença de convidados, representando, além de FIERGS e Farsul, o Sinpasul e Sindimadeira.
Claudio Ortolan, gerente de relacionamento da Pöyry, apresentou dados que estarão presentes no anuário da AGEFLOR. Ele explica que as informações contidas no relatório são oriundas de entrevistas com associados e com outras instituições, bem como informações da própria consultoria. Revela que apresentará os dados de área plantada com maior precisão e uma diversidade de indicadores econômicos e os números da produção local frente à produção nacional.
A área total plantada no Rio Grande do Sul apresentada no anuário será de 596,7 mil hectares, sendo 103 mil hectares de acácia-negra, 309,1 mil hectares de eucalipto e 184,6 mil hectares de pinus. Outro dado apresentado é o de consumo de 8,4 mi m³ de toras. A apresentação concluiu com observações de oportunidade e desafios do setor.
O assessor técnico da FIERGS, Rafael Ferreira, abordou aos presentes a finalidade e composição do Comitê da Indústria de Base Florestal da FIERGS. Segundo ele, o comitê apoia seus componentes junto a ações frente a governo e entidades, como no caso do marco legal para o setor, locus institucional e formação de arranjos produtivos.