Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

AGEFLOR tem 7ª edição do prêmio Mérito Florestal

Na noite de quarta-feira, 13 de maio, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) realizou em Nova Prata/RS o prêmio Mérito Florestal. Esta foi a 7ª edição da premiação instituída em 1984. Pela primeira vez, aconteceu em Nova Prada, integrada ao calendário da 5° Feira da Floresta e do Congresso Florestal do RS.

O prêmio Mérito Florestal da AGEFLOR é definido a partir do voto de seus associados e reconhece uma empresa do setor de base florestal, uma entidade ou instituição e cidadãos que colaboram ou colaboraram com o setor na esfera pública e privada. Na festa também aconteceram as premiações: indústrias ou distribuidores de máquinas e equipamentos concorrem ao Prêmio Feira da Floresta, havendo ainda distinções a produtores rurais e homenageados pelo Congresso Florestal.

Em 2015 foram eleitos para receber o prêmio são a empresa Tanac, a instituição Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural),  as personalidades da área pública Ana Pelinni (secretária estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e da área privada Walter Lidio Nunes (Celulose Riograndense). O Senar-RS colaborou com o setor na capacitação técnica, como no treinamento para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou na formação de identificadores florestais via Pronatec.

A Tanac, de Montenegro, anunciou no final de 2014 que investirá R$ 150 milhões em uma fábrica de pellets de madeira, no distrito industrial de Rio Grande. A nova unidade entrará em operação em fevereiro de 2016, com produção de 350 mil toneladas/ano de pellets, absorvendo madeira produzida em cerca de 4 mil ha/ano.

O projeto de pellets de madeira da Tanac é o maior da América Latina e será o primeiro instalado no Rio Grande do Sul, devendo abrir caminho para o Estado tornar-se um importante exportador do produto para a Europa, onde o incremento de demanda é projetado em torno de 50 milhões de toneladas/ano até 2020, considerando o programa de substituição de combustíveis fósseis por biomassa na União Europeia.

Ana Pellini, representada na ocasião pelo Diretor do Departamento de Biodiversidade – DBIO Gabriel Ritter destacou-se em sua segunda passagem pela área ambiental do Governo do Estado como uma executiva que busca dar objetividade ao processo de licenciamento ambiental. Já Walter Lidio Nunes é presidente da Celulose Riograndense, empresa de Guaíba pertencente ao grupo chileno CMPC, responsável pelo maior investimento da história do Rio Grande. Lidio Nunes empenhou-se para que o projeto da linha 2 de Guaíba fosse implantado utilizando mão de obra local preponderantemente, assim como estimulou a negociação com fornecedores locais.

Os premiados com o troféu Feira da Floresta são as indústrias de Máquinas e Equipamentos Tajfun do Brasil (sediada em Curitiba-PR, de origem eslovena, produz guinchos, cabos aéreos e processadores de lenha) e IMAP (fabricante de guindastes florestais em Santo Antônio da Patrulha-RS), além do produtor rural João Alberto Melos de Andrade de Cambará do Sul, que tem em sua propriedade exemplo de integração agrossilvipastoril.

Receberam distinção do Congresso Florestal na categoria Comissão Organizadora: Gaston Mileto, Dorvalino Túlio Zamin, Gilberto Spiller e Vicencio Paludo; Na categoria Patrocinador, o Grupo Vipal. Na categoria Contribuição Técnico Científica: Ênio Giotto e, por fim, a Distinção Congresso Florestal, categoria Trabalho Destaque foi para “Estudo preliminar sobre o efeito de plantio de pinus Taeda L. para a fauna edáfica e para a germinação de sementes”, da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos.

Para mais fotos clique para acessar álbum do Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *