Entre os dias 6 e 10 de novembro, uma comitiva formada pela AGEFLOR foi à região de Bío-Bío, no centro-sul do Chile, para visitas técnicas em empresas do Grupo CMPC e conhecer suas operações florestais, industriais e de logística portuária. Também teve apresentações específicas para conhecer ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Chefiada pelo presidente da AGEFLOR, Diogo Leuck, participaram da viagem associados, outros profissionais atuantes no setor florestal, entidades do setor e autoridades do RS. Estavam representadas a Assembleia Legislativa, com o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura Elton Weber, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação com o secretário-adjunto André Petry, e a FEPAM com o chefe do Departamento Agrossilvipastoril Cristiano Prass. Participaram ainda Marcilio Caron Neto, da ASBR e IBÁ, Marcos Scussiato, do Sindimadeira/RS, Moacir Reis, da Reflore/MS, Justino Aquino e Clóvis Tolentino Jr do Senar/MS.
Durante os quatro dias, o grupo conheceu através de visitas e palestras técnicas a estrutura de produção da Forestal Mininco, com plantios de pinus e eucalipto, visitou as fábricas Plywood – maior fábrica de playwood (laminados) do mundo -, a serraria Múlchen que utiliza tecnologia de ponta em seus processos, o Porto de Lirquén, que realiza o embarque de toras, madeira e celulose e, por fim, a feira Expocorma 2017, reunindo fabricantes de equipamentos florestais de todo o mundo.
Ao final do primeiro dia de programação, a comitiva foi recebida pelo CEO da Forestal Mininco, Eduardo Hernandez.
Durante a Expocorma, a AGEFLOR teve oportunidade de se reunir com dirigentes da CORMA (Corporación Chilena de la Madera), a associação chilena de empresas florestais. A entidade tem desafios e demandas muito similares aos da IBÁ e da AGEFLOR e atua muito na comunicação positiva sobre o setor, alinhada às estratégias dos associados.
Acesse os álbuns de imagens completos: