Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Seminário sobre Florestas Plantadas promovido pela Agaflor ocorreu em Pelotas

Sob organização da Associação Gaúcha de Produtores de Florestas Plantadas (Agaflor), a terça-feira (8) foi reservada para realização do 7º Seminário sobre Florestas Plantadas, na Associação Rural de Pelotas (ARP), que sedia a 93ª Expofeira. A prefeita Paula Mascarenhas participou da mesa de abertura do evento e destacou a importância da manutenção do setor vivo e dinâmico.

“O setor é importantíssimo para a economia gaúcha e está em pleno crescimento. A união de forças e o planejamento são indispensáveis ao enfrentamento de desafios. Essa determinação deve fazer parte das áreas produtivas”, afirmou a prefeita.

Abertura do evento
O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilberto Alves, abriu o Seminário, lembrando que, segundo relatos, “em 1908, grupo de professores da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e membros da Associação Rural promoviam o 1º Encontro Agrícola e Pastoril do Rio Grande do Sul.” À época, a tese deu conta de que “há necessidade de plantar florestas de rápido crescimento, para evitar o corte de árvores nativas”.

O presidente da Agaflor, Paulo Benemann, afirmou que o Seminário visa à organização e à expansão do setor de florestas plantadas e que, a cada ano, o evento torna-se mais qualificado.

“O Estado é produtivo como um todo, é dinâmico, gera riquezas. A troca de ideias e a transparência são armas para enfrentar a crise. Precisamos olhar para a realidade, que exige sacrifício, a fim de vermos um novo horizonte e vencermos os desafios”, salientou a prefeita, cumprimentando os produtores que “arriscam seu patrimônio pelo desenvolvimento”.

Programação
Durante a manhã, o público participou de Mesa Redonda sobre “Desafios ao desenvolvimento do Setor de Base Florestal no Rio Grande do Sul”. À tarde, haverá painel intitulado “Mercado para o Setor de Florestas Plantadas.

Indústria e serviços foram convidados para o Seminário, patrocinado pela CMPC (unidade de celulose), Tanac (madeira/acácia) e a Ageflor.

O Seminário contou com as seguintes presenças: secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior; vice-presidente do Instituto Brasileiro da Árvore (IBA) e da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck; presidente da Agaflor, Paulo Benemann; superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima; presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann; representante da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), prefeito do Cerrito, Douglas Rodrigues; presidente do Poder Legislativo, vereador Fabrício Tavares; e secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Qualidade Ambiental, respectivamente Gilmar Bazanella e Felipe Perez Fernandez.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *