Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Reunião ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas defende base de dados unificada

Integrantes da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram, na tarde de terça-feira dia 3 de março, na 46º reunião ordinária. A AGEFLOR esteve representada em Brasília/DF pelo seu diretor-executivo Jorge Heineck.

Antes, na manhã do mesmo dia, Heineck participou também da Reunião das Associadas Estaduais da Ibá, quando foi alinhada a participação na reunião da Câmara e outras ações de interesse comum entre as associações. Destaque para apresentação do novo presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, Luiz Ramires Júnior, que abordou as estratégias da CSFP e a conexão com as associadas estaduais da Ibá.

O presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, Luiz Ramires Júnior, coordenou as participações que se deram, prioritariamente, em torno da Projeto de Lei nº 2475/2019, que trata da Política Nacional de Biocombustíveis Florestais; do Plano de Ação do Plantar Florestas e da importância da unificação de uma base de dados sobre as florestas plantadas no Brasil.

Ramires Júnior defendeu que “a Câmara Setorial de Florestas Plantadas tem a obrigação de implementar o Plano Nacional de Florestas Plantadas executando os Objetivos Nacionais Florestais com o engajamento das instituições que compõem o colegiado”.

Na pauta da reunião Patrícia Machado da área de Políticas Florestais e Bioeconomia da Ibá apresentou as ações e discussões do GT de energia da CSFP, bem como as sugestões de ações do GT do Plantar Florestas. O professor José Otávio Britto, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), apresentou a My Wood Home e os Desafios do Uso da Madeira Sólida. Já o Diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Joberto Veloso de Freitas, apresentou o Sistema Nacional de Informações Florestais: Boletim 2019. Por fim, também na pauta, o Coordenador Geral de Mudanças Climáticas (SDI) Elvison Nunes Ramos abordou o Plano ABC 2021 – 2030: perspectivas e papel do componente Florestas Plantadas.

Em sua colocação, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, defendeu a participação do SFB como coordenador do grupo de trabalho que vai propor um sistema unificado de informações sobre as florestas plantadas, além de estudos para fortalecer essa política. “Coloco à disposição a excelência dos estudos realizados pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF), especializado na identificação e uso de madeiras, para propor alternativas para a bioeconomia das florestas e o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), que podem coordenar o sistema unificado de informações sobre o setor de florestas plantadas no país”, afirmou.

Para o gerente-executivo do Sistema Nacional de Informações Florestais, Humberto Navarro, o SNIF pode aprimorar a informação sobre o setor, uma vez que trabalham constantemente no desenvolvimento dessas ferramentas. “O Ministério da Agricultura possui hoje uma base de informações, a base do CAR que possui imagens do Brasil todo em alta resolução, portanto com capacidade de mapear florestas, de melhorar e de qualificar essa informação que é estratégica para o setor pensar como agir”.

As Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura atuam como foro consultivo na identificação de oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, articulando agentes públicos e privados, definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação sistêmica e integrada dos diferentes segmentos produtivos.    

A Câmara Setorial das Florestas Plantadas é formada por representantes do Ministério da Economia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de associações, de produtores, do setor privado e de órgãos que estão diretamente ligados ao setor florestal.

A próxima reunião da Câmara Setorial está prevista para 3 de junho, em Brasília/DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *