A reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de quarta (11 de setembro) abordou temas como a Lei da Mata Atlântica e o Código Florestal, em relato do consultor jurídico da CNA, Rodrigo Kauffman, sobre as discussões em torno das ações relacionadas a essas duas leis e outras ligadas ao meio ambiente que estão em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e a CNA é amicus curiae.
O colegiado também abordou o novo processo simplificado de licenciamento em Minas Gerais, que desobriga a apresentação de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para cultivo de florestas comerciais.
Também foi feita uma apresentação sobre um novo levantamento de área de florestas plantadas no Brasil, que de acordo com Fábio Goonçalves da Canopy RSS alcançaram 10,3 milhões de hectares, sendo a maior parte correspondente ao cultivo de eucalipto, seguido por pinus, além de mapeamento de idade das florestas, avanço de colheita e estoque de madeira, entre outros.
Ainda na reunião, foram assinados protocolos de intenções da Rede Floresta+ (foto).
Antecedendo a reunião da Câmara, ocorreu na manhã do mesmo dia reunião de alinhamento das entidades estaduais e Ibá. O diretor-executivo da Ageflor, Jorge Heineck, acompanhou as duas atividades por videoconferência.
Apresentações: