Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani projeta crescimento nas vendas de papel e papelão ondulado com a chegada do fim de ano, que tradicionalmente impulsiona o consumo no comércio – no e-commerce e em pontos de venda físicos. Destaque para o aumento de 14% nas vendas de BagKraft no período de agosto a novembro, registrando o recorde histórico de vendas desse produto.
O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO), da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), corrobora com a expectativa da empresa ao mostrar um avanço de 4,2% no consumo em novembro em comparação com o mesmo mês de 2023. A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado, em termos de volume, alcançou 365,3 mil toneladas no mês. Trata-se do maior volume já expedido para novembro desde que iniciou a série histórica, em 2005, superando o ano passado em quase 15 mil toneladas. A Empapel aponta que o volume de expedição por dia útil foi de 15,2 mil toneladas, também um recorde.
A última previsão da Empapel indica que a expansão da expedição de papelão ondulado para 2025 pode ser de 2,3% no cenário pessimista até 6% no cenário otimista. O cenário moderado prevê aumento de 4,2%.
Segundo o diretor do Negócio Embalagem da Irani, Lindomar Lima de Souza, a Empapel aponta que o consumo no final do ano está aquecido conforme às boas previsões, porque novembro é um mês em que as empresas geralmente aumentam a compra de caixas para as vendas de Natal.
No caso da Irani, de acordo com o executivo, o destaque está nas vendas de papel para embalagens flexíveis, com alta demanda pelos produtos da linha BagKraft nas variações Prime e Smart, referência nacional de papel para sacos de delivery. “Em relação às caixas de papelão ondulado, observamos um crescimento significativo no segmento de produtos mais buscados no fim do ano, como doces, chocolates, farinha, entre outros”, ressalta.
Indicadores recentes da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) também revelam um cenário de crescimento na produção de embalagens de papel no país, apontando um aumento no volume de 9%.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.