O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) firmou, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), protocolo de intenções com a Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, mais uma instituição a compor a Rede Floresta+Sustentável, integrando ações de fomento à silvicultura brasileira. O documento foi assinado, na terça-feira (16), pelo secretário da SDI, Pedro Neto, e pela gerente executiva da Coalizão, Carolle Alarcon, na sede da pasta, em Brasília (DF).
Essa é mais uma ação do Plano Floresta+Sustentável, que busca trazer para a Rede iniciativas, por meio do intercâmbio entre produtor e iniciativa privada, que possibilitem a execução de projetos voltados à recuperação de áreas degradadas e de desenvolvimento da cadeia produtiva florestal, contribuindo para o alcance dos Objetivos Nacionais Florestais e as Ações Indicativas do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas.
De acordo com Pedro Neto, a entrada de instituições como a Coalizão Brasil reforça o compromisso do Mapa em alavancar o setor de florestas plantadas no Brasil, causando impacto positivo para os produtores, sem perder o foco na preservação ambiental. “O fomento à produção de base florestal abre novas possibilidades de negócio, emprego e renda para o produtor rural, aliando a promoção da silvicultura de nativas com a atividade florestal sustentável”, disse. A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por representantes dos setores privado e financeiro, da academia e da sociedade civil, que atua na promoção da sinergia entre as agendas de proteção, conservação, uso sustentável das florestas naturais e plantadas, agropecuária e adaptação às mudanças climáticas.
Com a assinatura de hoje, somam 11 os protocolos firmados com associações do setor florestal em 2024, cujo objetivo é dar publicidade à Rede Floresta+, com foco na execução das propostas recebidas pela Chamada Pública para Projetos Florestais (Edital MAPA N°01/2024).
Participaram do evento o secretário-adjunto da SDI, João Crescêncio, a coordenadora-geral de Desenvolvimento Florestal, Jaine Cubas, e o co-facilitador da Coalizão Brasil, Fernando Sampaio.
PLANO FLORESTA + SUSTENTÁVEL
O Plano Floresta+Sustentável tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, focando no estímulo à produção sustentável, na recuperação de áreas degradadas e no fortalecimento de cadeias produtivas.
Entre os três eixos de atuação está a Rede Floresta+, que visa promover a conexão entre instituições detentoras de projetos florestais com investidores, a partir de demanda induzida ou espontânea, criando uma rede colaborativa e integrada.