O agronegócio brasileiro segue como um pilar estratégico e fundamental para a economia nacional e para a segurança alimentar global, com oportunidades promissoras em 2025. Neste caderno, abordamos as principais tendências do agronegócio e as dinâmicas do setor, e evidenciamos como o avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e as demandas dos consumidores impactarão as cadeias produtivas nos próximos anos.
As tendências para o agronegócio
A economia brasileira deve crescer moderadamente em 2025, com o setor agropecuário impulsionado por safras recordes e avanços em produtividade, apesar de desafios como juros altos e custos elevados. O mercado internacional continuará relevante, sobretudo com a rastreabilidade e o cumprimento de regulamentos como o European Union Deforestation Regulation (EUDR).
Inovações tecnológicas, como inteligência artificial e drones, serão fundamentais para aumentar a eficiência e sustentabilidade, beneficiando produtores de todos os portes.
O Brasil também se destaca em sustentabilidade, com práticas regenerativas, bioinsumos e liderança em iniciativas globais como o mercado de carbono e a bioeconomia (um modelo de produção sustentável que usa recursos biológicos renováveis, busca substituir a dependência de recursos fósseis), assim se alinhando às demandas de consumidores por produtos sustentáveis.