A Assessoria do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, confirmou sua agenda sexta-feira (17) em Triunfo, no Rio Grande do Sul. O foco será o anúncio de investimentos de empresas do polo petroquímico como a Innova. Os investimentos se beneficiam dos incentivos fiscais criados pelo Regime Especial da Indústria Química (Reiq) para empresas que ampliam sua capacidade instalada ou implementam novas plantas, o que é o caso destas empresas do setor químico. O retorno do Regime Especial para o setor químico foi autorizado em agosto do ano passado por Geraldo Alckmin no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que ele acumula com a vice-presidência. Os investimentos da Innova e demais serão distribuídos entre as suas plantas instaladas não só no Rio Grande do Sul, mas nos estados de São Paulo, Bahia e Alagoas.
Setor gera 2 milhões de empregos
A retomada do regime especial para a indústria química melhora as condições de competitividade de um setor que gera 2 milhões de empregos diretos e indiretos no país e responde por 11% do PIB Industrial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).
“Trata-se de um setor estratégico para o projeto de neoindustrialização e o fortalecimento da indústria como um todo. O Reiq é fundamental para garantir competitividade nesse mercado, gerando emprego e renda”, avalia Geraldo Alckmin.
Fonte: O Sul