Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Dexco reforça compromisso com a educação ambiental por meio do projeto “Ciências no Arvorar”

Localizado na unidade de Agudos (SP), o Espaço Arvorar é uma das iniciativas da Dexco voltadas à conservação ambiental e ao engajamento com as comunidades do entorno de suas operações. Mais do que um espaço de visitação, trata-se de um serviço ecossistêmico estratégico, que promove a conexão com a natureza e a valorização da biodiversidade local por meio de ações educativas.

Desde sua criação, o Arvorar tem cumprido um importante papel na sensibilização ambiental, com ações voltadas a escolas, projetos sociais, colaboradores da empresa e suas famílias. Só em 2024, mais de 3 mil visitantes passaram pelo espaço, provenientes de 53 instituições diferentes. Além disso, 12 ações de engajamento foram realizadas apenas no primeiro trimestre do ano.

Foi nesse cenário que, no ano passado, como parte das comemorações pelos 50 anos de pesquisas em biodiversidade da companhia, foi lançado o projeto “Ciências no Arvorar”, que tem como objetivo aproximar o público dos temas relacionados à conservação ambiental de forma interativa e participativa. Ao longo do ano, foram promovidos cinco eventos temáticos com o apoio de especialistas, universidades e organizações ambientais.

A primeira atividade foi uma aula de campo conduzida pelo biólogo e herpetólogo Fábio Maffei, que apresentou aos participantes aspectos da fauna regional, com foco em répteis e anfíbios. Em seguida, o projeto promoveu o plantio de mudas nativas em parceria com o Jardim Botânico de Bauru, como parte do projeto “De Volta para Casa”, reforçando o compromisso da Dexco com a restauração de ecossistemas.

Em junho, foi realizada a “Passarinhada de Inverno”, em colaboração com a Universidade Estadual Paulista – Unesp de Bauru, que levou os participantes a uma imersão no universo da observação de aves. Já em setembro, no Dia da Árvore, uma nova ação de plantio reuniu 50 pessoas em atividades educativas conduzidas pelo time ambiental da área florestal.

O encerramento do ciclo envolveu uma atividade voltada à conservação de aves migratórias e insetos, realizada em parceria com a organização internacional Environment for the Americas e novamente com apoio da Unesp de Bauru. A ação fez parte de uma campanha internacional e rendeu à Dexco um reconhecimento pela atuação de destaque no Brasil na promoção da educação ambiental.

Para a companhia, maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil e referência em práticas de manejo florestal, iniciativas como essa são fundamentais para promover uma cultura de valorização da biodiversidade e do uso responsável dos recursos naturais. “Investir em educação ambiental é uma das formas mais poderosas de gerar mudanças duradouras. Quando promovemos o conhecimento sobre a biodiversidade e conservação desde cedo, formamos cidadãos mais conscientes, preparados para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro. Essa é uma responsabilidade coletiva e também uma oportunidade de construir uma cultura de sustentabilidade que ultrapasse gerações”, afirma Guilherme Setubal, Diretor de Relações com Investidores, Institucionais e ESG da Dexco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *