Em alusão aos seus 50 anos e celebração do Dia do Engenheiro Florestal, a Agef – Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais, promoveu o evento “A Engenharia Florestal na Reconstrução Ambiental do RS: Desafios e Soluções Pós-Enchente”, realizado na noite de sábado, 12 de julho, na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat), em Lajeado.
O evento contou com palestrantes de diferentes frentes de discussão sobre as ações essenciais que envolvem o meio ambiente no nosso Estado além do papel da Engenharia Florestal frente essas mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, planejamento de paisagens resilientes e prevenção de desastres ambientais.
Após apresentação da Mútua/RS conduzida pela diretora Andréa Brondani da Rocha, a programação iniciou com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Fabricio Sutili que abordou o tema “Engenharia Natural na Restauração Pós-Enchente”. Na sequência o gestor ambiental Jarne Avila Neto da Verdetec Brasil trouxe para a discussão as “Soluções na estabilização de taludes com hidroplantio”.
“Infraestrutura rodoviária: atuação da gestão ambiental do DAER nas obras de reconstrução” foi o tema da palestra da Engenheira Florestal Josani Carbonera Pereira do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem do RS (DAER).
Fechando a primeira parte do evento, o Engenheiro Florestal Guilherme Reisdorfer conduziu uma mesa redonda para discussões com os convidados da manhã.
Após o almoço foi a vez da Engenheira Florestal e atual Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann que conduziu a palestra “As mudanças climáticas na perspectiva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul”
Já o Assessor Técnico da SEMA-RS, Diogo Fernando Heck, aproveitou a presença dos profissionais no evento para abordar a recém aprovada no Consema atualização do Zoneamento Ambiental da Silvicultura.
Ainda sobre a tragédia climática que assolou o Estado em 2024, o também Engenheiro Florestal Marcos Leandro Kazmierczak trouxe para o debate “O histórico dos eventos extremos e os cenários climáticos futuros no Rio Grande do Sul”.
Representando a presidente do CREA-RS, Nanci Walter, a Engenheira Florestal Miriam Souza deu continuidade ao evento explanando as ações da entidade com o tema “Reconstruir RS”.
Na última palestra do encontro, o também profissional da área florestal, Franco Freitas Quevedo da CMPC Brasil trouxe o tema “Reconstrução além das enchentes: a CMPC na recuperação e preservação da natureza no RS”
O debate foi finalizado com uma nova mesa redonda conduzida por Reisdorfer, agora com os palestrantes do turno da tarde.
A programação contou ainda com um jantar comemorativo aos 50 anos da Agef e a celebração do Dia do Engenheiro Florestal. Durante esse momento, a atual presidente e ex-presidentes foram homenageados pela trajetória à frente da entidade.
A Ageflor esteve presente representada pelo seu diretor-executivo, engenheiro agrônomo Jorge Heineck. O evento foi uma realização da Agef, com patrocínio master da CMPC, patrocínio ouro Mútua, patrocínio prata Verdetec e patrocínio bronze Tecniflora, Sindimadeira, RDK Logs, Tanac, Transportes Secchin e FM Cavacos. O apoio foi da Revista Referência, Erva-Mate Sério e CREA-RS.




