Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Prevenção e Controle de Pragas Florestais

No Brasil, a vespa encontrou condições favoráveis para estabelecimento e dispersão. Além disso, possui grande capacidade de se multiplicar, com ciclo de vida anual. Embora prefira árvores estressadas, em grandes infestações pode atacar árvores sadias, podendo leva-las à morte.
Vespa-da-madeira. Foto: Francisco Santanna/Embrapa

VESPA-DA-MADEIRA (Sirex noctilio

Em 1990, a Embrapa Florestas, em parceria com a ASBR – Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (AGEFLOR, Associação Catarinense das Empresas Florestais e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) trouxe para o Brasil um nematoide para ajudar no controle da Vespa-da-Madeira. Diante da gravidade desta praga, foi instituído o Programa Nacional de Controle da Vespa-da-Madeira, sendo cadastrados os proprietários de florestas plantadas de Pinus pela “Comissão de Prevenção e Controle de Pragas e Doenças Florestais”. Sua proposta é de realizar o controle biológico da Vespa-da-Madeira através do nematoide enviado pela EMBRAPA-FLORESTAS para aplicação em árvores-armadilhas. Para subsidiar as pesquisas, a produção e a distribuição do nematoide foi instituído o FUNCEMA – FUNDO NACIONAL DE CONTROLE DE PRAGAS FLORESTAIS.

Em 2018, a Embrapa Florestas conseguiu o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Nematec, o nematoide que realiza o controle biológico da vespa-da-madeira. O Nematec é uma tecnologia de alta eficácia  que auxilia diretamente o manejo integrado de pragas e a produtividade em plantios de pínus, contribuindo para a gestão e produção sustentável de florestas plantadas. O uso de agentes de controle biológico, associado ao manejo florestal adequado, tem permitido a redução dos danos provocados pela vespa-da-madeira. Utilizando-se corretamente as medidas de prevenção e controle existentes, é possível reduzir as perdas em pelo menos 70%, e manter a praga sob controle.

 

Como fazer a aquisição de doses do Nematec?


Os nematoides são fornecidos gratuitamente aos produtores cadastrados no Programa Pinus e em dia com suas contribuições. Também podem adquiridos, extraordinariamente, por produtores não cadastrados por R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) a dose + despesas de envio.

As solicitações de pedidos deverão ser encaminhados com no mínimo 7 dias de antecedência para o e-mail ageflor@ageflor.com.br. As entregas serão realizadas às quartas-feiras (a partir das 14 horas) e ficarão disponíveis para retirada em horário comercial, por no máximo 3 dias, na sede da AGEFLOR (Porto Alegre) ou do SINDIMADEIRA (Caxias do Sul).

Entre em contato com a AGEFLOR (51 3221-6116) ou o Sindimadeira RS (54 3228-1744 e 54 3025-6800), faça parte do Programa Pinus ou peça diretamente o formulário de “Programação para solicitação de nematoides”.

Saiba mais: baixe o Manual para o controle da vespa-da-madeira em plantios de pinus produzido pela Embrapa Florestas.