Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Resenha da AGEFLOR

Síntese das atividades da Associação Gaúcha de Empresas Florestais

Porto Alegre, 28 de fevereiro de 2025.

XII Reunião de Diretoria da Ageflor

A XII Reunião de Diretoria da Ageflor, gestão 2024-2025, aconteceu na manhã do dia 25 de fevereiro na sede da Ageflor com participações também via plataforma Zoom. Na oportunidade foram apresentadas os resultados da pesquisa junto aos associados que sugeriram temas de atividades para o ano. Também foram apresentadas as pautas da próxima Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 18 de março na Fecomércio-RS, em Porto Alegre. 

Na sequência, o presidente Daniel Chies fez um relato do andamento do trabalho de atualização do ZAS. Ainda foi informado e apresentado Luciano Valcarenghi, Diretor Industrial e agora também Florestal da Tanac, assumindo a representação da empresa na Diretoria da Ageflor.

Entre outros assunto, foram colocados aos presentes dois pedidos novos de associação – Parcel e Agroindustrial Sulpinus. Por fim, o presidente e o assessor jurídico Dr Paulo Willadino versaram sobre a Dr Willadino sobre pastoreio extensivo no Bioma Pampa da qual houve consenso para fim da ação. Chies ressalta que, no que tange a silvicultura, haverá regramento próprio via atualização do ZAS e construção de projeto de lei. 
 

 
Nova Associada: Parcel

A Parcel Reflorestadora Ltda é a mais nova integrante do quadro social da Ageflor. A empresa iniciou as atividades florestais no ano de 2001, quando adquiriu sua primeira fazenda, denominada “Baio Branco”, na localidade de Tainhas, Cambará do Sul/RS.

Com sede administrativa em Novo Hamburgo/RS, possui filiais nas cidades de São Francisco de Paula e Cambará do Sul, estas localizadas na região dos Campos de Cima da Serra do Estado do Rio Grande do Sul, onde encontram-se suas florestas.

Desde o início de suas atividades, o objetivo sempre teve foco na produção sustentável de madeira de qualidade superior, principalmente pinus. Para mais informações, acesse: https://parcelreflorestadora.com.br/

 
PISEG RS

Na tarde do dia 24 de fevereiro, o presidente Daniel Chies e o diretor-executivo Jorge Heineck receberam na Ageflor uma visita Institucional do Coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar. Na oportunidade foi apresentado o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública PISEG RS.

Trata-se de  lei de incentivo à segurança pública do Rio Grande do Sul. Instituído pela Lei Complementar nº 15.224 de 10.09.18, e, regulamentado pelo decreto nº 54.361 de 04.12.18, visa possibilitar às empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública com valores correspondentes ao ICMS a recolher, verificado no mesmo período de apuração dos repasses. Pelo decreto, empresários podem destinar parte do que devem em ICMS – principal imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços – para o combate à violência.

Saiba mais em https://ssp.rs.gov.br/piseg-pagina

 
Oficina Participativa CMPC & IPÊ – Construção de Corredores Ecológicos Multifuncionais

O Vice-Presidente Adjunto da AGEFLOR, Lucas Pasetto, participou representando a entidade de uma Oficina Participativa da CMPC e do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. A atividade visa uma análise conjunta e integrada de oportunidades para conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e geração de valor compartilhado nos biomas e territórios de atuação da empresa no Estado (Mata Atlântica e Pampa). 

A 1ª Oficina Participativa para co-construção de Corredores Ecológicos na área de atuação e influência da CMPC no estado do Rio Grande do Sul ocorreu no dia 25 de fevereiro em Guaíba/RS. Na Oficina foram consultados representantes de instituições públicas, de universidades e da sociedade civil que atuam nos biomas Mata Atlântica e Pampa.

O projeto de Corredores Ecológicos possui o objetivo de “definir áreas prioritárias para as ações de conservação e restauração ecológica em regiões de atuação da CMPC no estado do Rio Grande do Sul, considerando aspectos ecológicos, sociais e econômicos”. 

Os participante contribuíram para a identificação e análise de dados georreferenciados sobre atividades que impactam de alguma forma a conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, assim como para geração de valor compartilhado nos biomas, tais como: presença de comunidades tradicionais (terras indígenas, territórios quilombolas, etc.); presença de pequenos, médios e grandes produtores com oportunidades de implementação de sistemas agroflorestais, silvipastoris, silvicultura de nativas, manejo florestal comunitário e ecoturismo de base comunitária; presença de unidades de conservação; etc. 

O projeto é parte da Rota da Empresa em contribuir com uma Natureza Neutra até 2030, via redução e compensação de impactos negativos, e uma Natureza Positiva até 2050, não apenas neutralizando os impactos, mas restaurando e regenerando ativamente os ecossistemas afetados por suas operações diretas e de sua cadeia de valor. 

Esta Rota é um dos componentes da Estratégia 2030 da Empresa, que se soma a outras iniciativas que possuem relação com a Agenda de Natureza, como reduzir o uso de água, zerar resíduos destinados à disposição final, reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar a área de conservação e restauração.

 
Estado assina parceria e libera R$ 2,8 milhões do Fundeflor para o Ibramate

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) assinou a liberação de R$ 2,8 milhões do Fundo Estadual das Florestas Plantadas (Fundeflor) para ações em âmbito regional, nacional e internacional. A gestão dos recursos e a execução do plano de trabalho ficarão a cargo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).

A assinatura do termo de cooperação com o Instituto foi realizada nesta terça-feira (25/2) pelo titular da Seapi, Clair Kuhn, e pelo presidente do Ibramate, Alberto Tomelero. O diretor executivo da Ageflor e coordenador da Câmara Setorial de Florestas Plantadas da Seapi/RS, Jorge Heineck, participou da cerimônia de assinatura.

Os recursos do Fundo serão aplicados em diversas ações, entre elas, a publicação de um livro sobre a erva-mate; ações culturais de sensibilização em escolas, associações e centros culturais; e equipamentos de monitoramento climático para utilização do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) em regiões de produção florestal.

Além disso, devem ser executadas melhorias nas unidades do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), de Santa Maria, referência na área florestal, e do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Agronômica (Ceagro), de Porto Alegre. Os centros são ligados ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi. Também está previsto um projeto de patrimonialização da erva-mate, planta nativa do bioma floresta atlântica e com cultivo tradicional no Rio Grande do Sul. 

Foto: Cassiane Osório/ Seapi

 
O setor florestal do RS é tema de live da Malinovski com presidente da Ageflor

Na noite de quarta-feira, dia 26 de fevereiro, o presidente da AGEFLOR, Daniel Chies, participou de uma live no Instagram da Malinovski, onde o tema foi o setor florestal do Rio Grande do Sul. A conversa ao vivo foi a primeira edição do Malicast, um espaço da Malinovski para discutir temas relevantes e trazer convidados para debater e conhecer mais sobre o setor florestal no Brasil e no mundo. A entrevista também foi um aquecimento para o Florestas Tchê que ocorre nos próximos dias 20 e 21 de março em Porto Alegre/RS. A gravação segue disponível no perfil da Malinovski no Instagram. Confira como foi.

 
Acesse a Resenha pelo WhatsApp

Agora você pode receber a Resenha e outros informes da Ageflor direto pelo WhatsApp. Para acessar, entre no grupo através do link: https://chat.whatsapp.com/Gs2V019zM0pITNkhkhRNaU

 

Florestas Tchê: associados da Ageflor tem desconto de 5% na inscrição

Nos dias 20 e 21 de março de 2025, Porto Alegre (RS) será palco do Florestas Tchê – Encontro do Setor Florestal do Rio Grande do Sul, um evento exclusivo que reunirá os principais players do setor florestal gaúcho.

O evento organizado pela Malinovski, em parceria com as Associações AGAFLOR, AGEFLOR e SINDIMADEIRA, será focado no setor florestal gaúcho.

Serão dois dias de conteúdo de alta qualidade, com foco em fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da madeira no Rio Grande do Sul. Além disso, você terá acesso a um ambiente de networking qualificado, onde poderá estabelecer conexões valiosas.

Associados da Ageflor possuem desconto de 5% na inscrição (solicite conosco por telefone, WhatsApp ou e-mail o código do CUPOM DE DESCONTO). As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://inscricoes.malinovski.com.br/


Saiba mais sobre o evento em: https://www.florestastche.com.br/

 

Expedição Silvicultura

 

XVIII Ebramem e Feira Madeicon

 

Mais notícias

Confira mais notícias dos nossos associados:
26/02/2025 – Estudo da Seapi em floresta de pinus vai fazer o balanço dos gases de efeito estufa
26/02/2025 – Feira Fimma Brasil 2025 já está 80% comercializada
26/02/2025 – Irani reduz 3 mil toneladas de resíduos não perigosos que seriam destinados para aterros em 2024
21/02/2025 – Público qualificado e fomento aos negócios marcam a 24ª Movelsul Brasil
17/02/2025 – Todeschini: as afamadas gaitas que deram origem a gigante do setor moveleiro
14/02/2025 – Resultados de pesquisas da Seapi sobre acácia são apresentados em Triunfo

Confira mais notícias do setor:
27/02/2025 – Psilídeo-de-concha pode causar perdas de até 30% nas plantações de eucalipto
25/02/2025 – Comunicado Técnico nº 01 do Combase/Fiergs: Migração de Saldos das Autorizações de Exploração Florestal do Sinaflor para o Sistema DOF+
19/02/2025 – Associações do setor florestal trocam experiências
18/02/2025 – ASBR debate sobre controle e combate de nova vespa do pinus
14/02/2025 – Paraná oficializa a doação de 100 casas rurais ao Rio Grande do Sul